A MAGIA DOS PRETOS VELHOS

Publicado: 12/05/2012 em UMBANDA - Diversos

pretovelho1 Na Umbanda os Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.

Pretos velhos ou Pretos-velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.

São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo da sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.

A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.

Os pretos velhos se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, do Congo ou de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência. Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:

  • Congo (Pai Francisco do Congo) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
  • Aruanda (Pai Francisco de Aruanda) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
  • D´Angola (Pai Francisco D´Angola) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
  • Matas (Pai Francisco das Matas) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
  • Calunga, Cemitério ou das Almas (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluaê;

Entre diversas outras nominações tais como: Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc… Muitos Pretos velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos velhos.

ADOREI AS ALMAS!!! SALVE OS PRETOS VELHOS DE UMBANDA!!!

AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO.


sete-lagrimas-de-um-preto-velho Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto-velho chorava.

De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei porque contei-as… Foram sete.

Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei. Fala, meu preto-velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?

E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.

A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber…

A segunda a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que seus próprios merecimentos negam.

A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a UMBANDA, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.

A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.

A quinta, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na UMBANDA, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.

A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.

A sétima, filho notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos Médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de amparo material e espiritual.

Assim, filho meu, foi para esses todos, que viste cair, uma a uma.

Anúncios
comentários
  1. Cleide Oliveira disse:

    MUito boa orientação.

  2. Janaina Peixoto de Paula disse:

    Adorei esta mensagem,obrigado!

  3. Francisco disse:

    Nao conhecia a religiao da umbanda, por meio do um trabalho de escola, que ainda estou fazendo para o dia 11/09/12, uma apresentaçao para meus colegas do 2° ano do ensino medio, pude entender mais sobre a religiao. Assim como se é muito falado, a umbanda, por meio do sincretismo de varias religioes, se pode ter varias interpretaçoes, ate o inicio de minha pesquisa, eu tinha em mente a umbanda so seçoes de macumba e magia negra voltada para o mal, peço desculpa as pessos que frequentam terreiros ou tem uma adimiraçao pela umbanda. Confesso que apos ter pesquisado e procurado a entender mais sobre a religiao da umbanda, eu me torno um grande adimirador, e vou procurar passar a mesma imagem para meus colegas, de que a umbanda nao é nenhuma religiao voltada para o mal, e sim uma grande vitoria para o povo que sofreu com a escravidao, que apos a lei abolucionista, poderam pregar e espalhar suas crenças religiosas para o resto das pessoas.

    Fica aqui todo meus respeito pela umbanda,

    Francisco.

    • Mic disse:

      Q lindo, bom seria se todos fizessem e pensassem como você no que se diz respeito a quaisquer religião!!! Deus acima de td sempre!

  4. Cleide disse:

    Legal,Francisco.

    Acredito nisto,que é somente conhecendo que podemos tirar todo o véu do preconceito que existe contra as religões afro-brasileiras. Também, o grande preconceito é que a Umbanda é uma religião com forte presença afro e influência,por isso o enorme preconceito. Se fosse uma religião de origem européia,não sofreria tanta descriminação e preconceito assim. Mas, como dizia nosso mestre Jesus.” Conheces a verdade e ela vos libertará”. Cleide

  5. Jefferson Dutra disse:

    Fiquei sensibilizado com esta mensagem tocou meu coração devo continuar sempre revendo e revendo meus conseitos.

  6. ronaldo disse:

    cada pessoa tem direito de dizer o que pensa,mas nem todos tem a capacidade de dizer coisas virtuosas.Deixando claro que a umbanda nao é uma religiao que é voltada para o mal,até mesmo por que eu por curiosidade ja frequentei terreiros de umbanda e sei muito bem o que se passa dentro de um terreiro de umbanda,e vale ressaltar que isso foi uma experiência ótima.

  7. Flavio disse:

    Adorei a colocação do Preto Velho e realmente muitos mediuns só vai nos centros nos dias de festas e esquecem que tem que trabalhar, so com este trabalho podemos crecer e ajudar ao proximo para a cera de Jesus, boa sorte a todos e Deus os ajude.

  8. Rui Melo Monteiro disse:

    Muitas pessoas vao aos terreiros a procura de trabalhos pra fazer o mal. Acho isso uma falta de amor ao proximo! Por que nao fazer o bem? Eh tao simples!

  9. zaqueu JESUS é comigo disse:

    ATENÇÃO PESSOAL tudo isso nao sao coisas que leva ao homem uma vida de paz e harmonia pois tudo s pode achar em nosso SENHOR JESUS CRISTO na biblia diz que o unico que pode mudar a sua vida completamente e DEUS.
    e jesus fala que outro que tentar o imitar e do diabo o que acontece em terreiro pura maldade espiritual

    • Q nosso mestre Jesus possa abrir-lhe os olhos lhe tirando dessa cegueira meu irmão!!!

      • Cleide disse:

        Meu querido irmão Zaqueu, ninguém é cego e você meu irmão necessita urgemtemente estudar sobre as religiões. Pois, o nosso querido mestre falou. A casa de meu pai existem várrias moradas. O que existe no Céu, existe na Terra.

        Não fale coisas ou de coisas que não conhece. Ninguém na Umbanda séria, pratica o mal.Somente a caridade.

        Como também, em igreajas Evangélicas sérias,pastores nenhum pregam a hostilidade a outra religião.

        Sabe porque, na Umbanda séria, se fla de amor,misericórdia,perdão e caridade com nossos irmãos de outras religiões,porque na Umbanda séria, não importa a quantidade de pessoas que frequentam seus espações de fé e sim a qualidade.

        Diferente, de algumas igrejas cristãs que quanto mais melhor.

        Fique na Paz meu irmão e não fale nunca daquilo que não conhece,nem da Umbanda,Candonblé, Judaísmo,islamismo ou qualquer outra fé.

        Que o nosso mestre amado Jesus lhe dê a misericórdia.

        Cleide

    • israel disse:

      Deixe de ser falastrão, Jesus disse não julgues para que não sejas julgado a cerca do espiritual é melhor creditar em Deus do que ficar falando certas asneiras, quando foi que Jesus veio dizer a alguém que tal religião é certa ou errada? Concordo com tudo mas ninguém tem o direito de menosprezar alguém. Jesus disse que nós só somos salvos por fé e não por obras para que ninguém se glorie leia a Bíblia e veja com atenção só seremos salvos mediante a fé e não através de religião deixe de se preocupar com o que os outros fazem desde quando não está prejudicando você em todas as religiões quer seja umbanda ou não contém inúmeras falhas. Desculpe se isso lhe incomoda ok.

    • Luiz Pereira disse:

      Amigo Zaqueu. Pelo visto és mais um Evangélico sem preocupação de ESTUDAR aquilo que não conheçe. Ao invés de taxar religiões disto ou daquilo faça uma introspecção e veja que “seus pastores” estão praticando comércio e lucrando em nome de Deus. O que você me diz disto? Quem foi que os nomeou representantes de Deus? Não basta ter a bíblia em mãos e se achar dono da verdade. Sou Espírita estudioso da codificação Kardecista e aprendi na minha Doutrina que a primeira coisa que importa é praticar os ensinamentos de Jesus com todos seus pontos e vírgulas. Aprendemos a amar nosso próximo e a respeitar o livre arbítrio de cada um (vc. sabe o que significa isto?).
      Por outro lado, percebo que vocês tem o hábito de frequentar fóruns de religiões alheias a sua para simplesmente tecer comentários adversos. Olha, isto não é coisa de Deus, não é isto que te é ensinado, ou será?
      Não seja um ignorante moral meu amigo. Procure estudar cada religião que você apredeja, talvez isto te ensine a ser mais respeitoso moralmente e educadamente.
      Deus agradeçe.

      Muita Paz

      • Wellington disse:

        Falou tudo ai meu irmão de fé , tolo e aquele que julga sem saber ou conhecer sobre religião ou sobre a vida, o verdadeiro homem de fé respeita a religião de cada um , sem crítica ou o fender outro por causa da sua religião . Temos aqui para aprender e conhecer oque religião e seu fundamento na vida de cada um sou umbandista , antes de ser não gostava achava que era ruim só fazia o mal , mas agora que frequento e sou da gira tenho outro pensamento sobre minha religião e amo muito ser oque eu só umbandista . Sou da umbanda e mim orgulho muito da minha religião nova com meus irmãos de fé . Uma boa noite que pão oxalá te abençoa a todos irmaos de fé .

    • Luiz Pereira disse:

      Ridícula a maneira destes irmãos manifestarem sua falta de humildade e conhecimento no que diz respeito a religiões que não seja a deles. Irmão Zaqueu, pelo nome já percebemos que você vem de uma família de PROTESTANTES, isto mesmo, protestantes, pois só existem duas vertentes amigo. Ou é Católico ou Protestante. E vejo que vocês, protestantes não chegaram a um consenso. Vejo o aparecimentos de centenas de igrejas e todas usam o mesmo livro santo para pregarem as palavras de Deus, e então me pergunto! Ora, se a Bíblia é uma só porque várias ramificações de igrejas protestantes? Mas… não precisamos pensar muito não é Zaqueu? Sua religião está sendo alvo de charlatões com codinome de “PASTORES” sustentados e mantidos por um bando de crentes que o seguem dizendo que ele é o enviado. Só que este enviado cobra pelo que ensina a vocês quando todo e qualquer ensinamento cristão deve ser gratuito entende Zaqueu. GRATUITO. Não sou Umbandista. Sigo o Espiritismo codificado por Alan Kardec, mas não divergimos de nossos propósitos que são, o respeito ao próximo e ao livre arbítrio do mesmo. A prática da caridade pura e simples, sem alardes e manifestações de orgulho por isto. Vocês deveriam respeitar algo que desconhecem e procurar estudar. O Espiritismo é para ser estudado, entendido e respeitado.. Fico muito chateado quando vejo pessoas como você que adentram em espaços alheios para tentarem elevar a sua religião como se Deus só existe para seus seguidores. O NOSSO DEUS, Zaqueu, não é o Deus da sua Igreja, é Deus da Terra, dos homens que nele acreditam, é Deus do Universo. Olha para o Céu e veja sua criação. Com certeza não foi feita somente para vocês.

    • joão luiz disse:

      acorda varão! sou evangélico,e acho que todos teem o direito de ter a sua religião,e não é vc quem deve julgar,pq vc nao começa a julgar a vc mesmo!pro céu vc vai(céu da boca da onça)kkkkkkkkkkkk

      • Cleide Oliveira disse:

        É meu irmão João. Nome de um dos apóstolo de Cristo. A cada um segundo sua obra.

        Não sou eu nem ninguém, que abrirá a sua mente para as verdades espirituais.

        Mas, falar de algo que não sabe,por favor, fique quieto meu irmão.

        Espero que o nosso querido mestre e Senhor Jesus te abençoe e te proteja,como também te oriente.

        Fique na Paz.

        Cleide

    • Mauricio Silva disse:

      Me desculpe meu amigo , mas de todos os comentários aqui postados o único que falou em diabo foi o seu, conhece o mesmo ´para citar o nome com tanta propriedade? A maldade não esta na religião e sim no ser humano , ele é o maldoso, o pré conceituoso, nos humanos nos segregamos por cor, raça ou credo, Deus é único e nos fez como seres únicos também, você é único . A salvação não esta na mão de uma religião , esta dentro de nós .
      Pura maldade espiritual seria a hipocrisia de você estar se interessando por uma pagina que fala da Umbanda e fazer esse comentário, você entrou pq teve interesse , as vezes é sua própria espiritualidade te guiando, abra os olhos . Você é realmente feliz ?

      Abs

    • gersom disse:

      Deus é um só…. em qualquer religiao ele é o mesmo. Dependendo do culto, da regia geografica cada lhes dá um o nome: BUDA é o Deus dos budistas, Odin o Deus dos nórdicos, Rá, nefertite, afrodite etc sao deuses dos Egipcios e por aí vai. O demonio esta dentro de cada um de nós e ele vai sobreviver se voce o alimentar. Quem crê em Deus ou Oxalá ou JeSus Cristo com certeza não tera o demonio dentro de si. Dentro dos evangelhs nos temos o bispo macedo, valdomiro e outros tantos demonios que usam o nome de Deus para extorquir dinheiro de pobres coitados que não tem consciencia ou cultura para tal. Não diminua nenhuma religião pois voce estará diminuindo Deus. Deus é caridade, é amor, é bondade … eu sou umbandista e corri varios terreiros e descobri que nesse que estou agora não cobra nada, não cobra dizimo, não cobra nada a ninguem apenas fazemos a caridade e nossas entidades nos cobram isso. Faça o bem sem pedir nada em troca ….isso é amor….isso é umbanda.

      • Felipe disse:

        Gersom, só errou na parte dos budistas, pois eles não acreditam em nenhum Deus

    • Discutir com Evangélico tapada é o mesmo que falar com burro. O Deus deles é maior que o dos outros e ele nem desconfia que somos filhos do mesmo pai. Fazer o que?

      • Cleide disse:

        Realmente religião não se discutir, porque é foro íntimo. O que percebo no meu caminho de autoconhecimento e como médium de Umbanda. Que muitas vezes. Estamos mais preocupadosobre com os rótulos e não com o conteúdo. A Espiritualidade é o conteúdo. As religiões são os rótulos. O Pai não criou religião alguma. Quem criou fomos nós seres humanos e divinos para fazermos essa conexão e entendimento do Divino ao nosso redor e dentro de nós. Por isso, a existência de várias religiões, devido ao entendimento de cada grupo que se reuniu e criou. A única religião que pertence ao Pai. É o Amor. Porque, a Espiritualidade não depende de religião e sim a religião depende da Espiritualidade. Contudo,a cegueira em defender verdades relativas,nos afastamento um do outro com uma força tão grande. Que deviamos utilizar essa força para o amor,o amparo , o respeito, a tolerância e a caridade. Meditemos um pouco. Se realmente estamos fazendo e seguindo o que o Mestre Jesus já falava a mais de 2917 anos ” O mal não é o que entra;em sim o que sai”. Estejam todos nós Paz meus irmãos. Somos todos Um.

    • Adri disse:

      Quem e o diabo para voce? Por que vc nao faz como nos, nao prejudicamos ninguem, e ajudamos muito as pessoas com comidas e roupas, coisas que vs nao fazem, nos acima de tudo amamos a Deus . Respeite

    • Marcio disse:

      Não Zaqueu vc está equívocado como ex evangélico eu o saúdo a paz de Deus ou a paz do senhor se preferir vc está equívocado Deus muda sim nossa vida mas ele usa instrumentos para isso é vc está enganado as entidades não imitam deus elas o veneram e de uma forma tão linda profunda tão superior que vc não pode imaginar e nos ensinam muito Zaqueu a sensação das pessoas incorporadas nos terreiros e tendas de umbanda ou na casa espírita se assemelha ao que o evangélico sente na igreja quando tomado pelo Espírito Santo que Tb e uma forma de incorporação vc precisa estudar irmão o conhecimento te libertará e te dará sentido e paz de espírito que Jesus o abençoe

    • Marcio disse:

      Não Zaqueu vc está equívocado como ex evangélico eu o saúdo a paz de Deus ou a paz do senhor se preferir vc está equívocado Deus muda sim nossa vida mas ele usa instrumentos para isso é vc está enganado as entidades não imitam deus elas o veneram e de uma forma tão linda profunda tão superior que vc não pode imaginar e nos ensinam muito Zaqueu a sensação das pessoas incorporadas nos terreiros e tendas de umbanda ou na casa espírita se assemelha ao que o evangélico sente na igreja quando tomado pelo Espírito Santo que Tb e uma forma de incorporação vc precisa estudar irmão o conhecimento te libertará e te dará sentido e paz de espírito que Jesus o abençoe e o que acontece no terreiro de umbanda são manifestação livre dos espíritos criados por Deus pura essência do criador inteligência viva bondade pura sabedoria infinita vc está equívocado quanto a maldade na umbanda no centro espírita se prática a caridade o amor o respeito espiritismo e uma religião longe da pretensão de ser a melhor

  10. Carla disse:

    Sou apaixonada por Pretos Velhos e por esta religiao.

  11. Rodolfo disse:

    O Zaqueu não sabe o que fala, vamos ter com ele a paciência e a sabedoria dos Pretos Velhos. Podemos creditar que parte deste tipo de pensamento e efeito da ignorância, e da falta de estudo que imperam na maioria dos ditos praticantes de todas as religiões, e o outro quinhão e culpa de nos mesmos irmãos Umbandistas, que muitas vezes mistificamos, deturpamos e nao esclarecemos a Umbanda para a comunidade em que estamos inseridos. Afinal, quem já não ouviu alguns Umbandistas falarem coisas como: “vou fazer uma macumba hoje” ou “vou botar seu nome no pé do Exu”. Isso sem falar nos famosos “trabalho com Vovo….e trago a pessoa amada em 7 Dias”. Ou seja, coisas como esta fazem com que desinformados como o Zaqueu fiquem cada vez mais cegos, pouco esclarecidos e cada vez mais ignorantes.

  12. Valdeci Soares disse:

    Salve as almas!
    Dia 13/05/13

  13. Julio C. Vaccari disse:

    Realmente a cada dia gosto mais e mais da Umbanda, esta que eu pratico e que muitos praticam, que não cobra nada de ninguém, não fala das outras religiões e sim procuram ajudar seu semelhante, em perfeita armonia com nossos mensageiros, é claro que não somos perfeitos Rodolfo, mas a cada dia que passa é nossa obrigação procurarmos errar menos, e hoje meu caro Zaque que tu tenha as bençãos e a bondade dos pretos velhos em teu coração, podes ter a certeza que isto não te fara mal algum.
    Salve o povo de Umbanda, salve os caboclos e prestos velhos. Saravá Meu Pai!

  14. Umbanda, Pretos Velhos são maravilhosos e quanto nos orientam em nossas dificuldades. Salve os Pretos Velhos.

  15. Nasla richene silva disse:

    Palavras tao coerentes,profunfas e de uma analise inighalavel na literatura terrena sobre comportamento humano.salve os pretos!

  16. RITA DE CASSIA GUEDES disse:

    SOU NETA DE ESCRAVO AMO A MINHA VO, MAS AMO MUITO MINHA VOVO CATARINA PRETA VELHA SABIA,FALA MANSA,PALAVRA DOCES E SABIA.SALVE VOVÓS,SARAVA MEUS PRETOS VELHOS

  17. josé disse:

    Olá a todos sou umbandista e trabalho na umbanda a um bom tempo nessa caminhada aprendi que todos tem seu livre arbtrio zaqueu você tem que cuidar mais da sua vida e parar de criticar a umbanda nao é porque você vai na igreja evangelica que você e melhor que os outros afinal quem é você para criticar e ja percebi que vocês evangelicos zaqueu fala mais no diabo do que em deus e além disso vocês ficão emchendo a bunda do pastor de dinheiro você pode ter certeza que oxalá vai mudar você ainda fique com deus

  18. RENATE disse:

    LAMENTAVEL COMO EXISTE PESSOAS COM POUCO CONHECIMENTO E AINDA PENSA QUE SABE MAIS QUE OS OUTROS, SINTO MUITA PENA E ESPERO QUE DEUS PERMITA QUE ESTE INDIVIDUO CONSIGA EVOLUIR UM POUCO MAIS SE PREOCUPANDO COM SEU PROPRIO CONHECIMENTO , OU PELO MENOS QUE TENTA

  19. Anelise Aparecida Chaves disse:

    Parabéns pela sua tao bem colocada resposta.
    Anelise

  20. joaoneves disse:

    E isso ai tds deveriam ser mais humildes,fazer sempre o bem sem olhar a quem.o amor costroi.salve os pretos velhos(adorei as almas).

  21. teresa disse:

    eu gostaria de entender melhor a umbanda,pois ela aquece meu coraçao

  22. Edineide alves disse:

    eu adorei esse relato do preto velho é uma mensagem,linda.

  23. JAILDA ARAGAO disse:

    EU JAILDA ARAGAO;ADOREI LER AS SETE LAGRIMAS DE PRETO-VELHO, MUITO LINDO ESTOU EMOCIONADA JUSTAMENTE HOJE AS 00H 10M 13-05-2014

  24. robelei disse:

    oque quer dizer lima da justiça?

  25. junior disse:

    salve os pretos velhos

  26. gerson disse:

    Hj vou pela.primeira vez a um Centro de umbanda
    Pois já a dias algo está me chamando durmo pensando trabalho pensando nisso .. Parece q tem algo alguém me chamando já tive sonhos senti. O gosto de caximbo na boca …por isso vou ! Tem alguma coisa lá q está me aguardando mais não sei oq é

  27. marcia disse:

    estou estudando,quero entender o que acontece cmg,e o que devo fazer,poriço estou aqui e tbm adoro idosos,por sua sabedoria e toda a sa trágetória e confio em pretos velhos,sei que iram me mostra um caminho.

  28. Rita de Cassia Valente Leite disse:

    gerson. espero q voce conheça a umbanda através de uma aldeia séria e verá q a caridade e o amor ao próximo está sempre em primeiro lugar, cada vez que eu vou para uma gira volto leve e mais apaixonada por esta religião. Que Jesus nos abençoe sempre.

  29. Beatrix disse:

    livra pra sempre de drogas

  30. Jessica disse:

    Sonhei com preto velho me pedindo para trabalhar para ele, o que pode ser?
    Más não pertenço à nenhum centro.

    • Bom dia Jéssica… é muito complicado falar sobre o q seria, sem conhecer todo contexto. Poderia ser várias coisas, como um desejo íntimo de trabalhar na Umbanda ou tmb a cobrança de um compromisso com a espiritualidade de estar trabalhando na Umbanda. Sugiro q procure um Terreiro de sua confiança e converse com uma entidade ou com o Dirigente sobre o assunto. Muito Axé.

  31. roberto corrêa disse:

    Adorei toda a explanação acerca da matéria

  32. Andréa disse:

    Olá.gostaria de receber oração da umbanda

  33. marleneferreira disse:

    Salve os pretos velhos/ dia 13/5 e seu dia!

  34. Daniel disse:

    Quando se fala que alguem chegou no Centro para pedir o mau. O Preto Velho o recebe da o descarrego e com palavras abençoadas o liberta daquele mau que só o pesegue, desviandoo do Caminho da luz. Que Oxalá os acompanhe.

    • jose maria disse:

      Irmãos, li o texto e também os comentários. Sou umbandista a 24 anos, tendo a minha primeira formação religiosa católica e também quando sou convidado para participar de cultos evangélicos, vou de coração aberto, pois acredito e sei desde criança que Deus é único. Tenho muitos amigos evangélicos que me respeitam e respeitam a minha religião. Não sou melhor do que ninguém e nunca serei. O que aprendi na umbanda quando comecei além de estudar sobre a religião, foi que pela oração e a fé, conseguiremos muitas vitórias. Lembro que a nossa Sagrada Umbanda, além de ser ligada a natureza que tanto amamos, também se trabalha em prol da caridade dos irmãos necessitados. Na nossa amada religião para a pessoa que fez o triste comentário, Oxalá (Cristo Jesus), reina sobre todos os orixás. Tudo é feito na nossa religião, com a autorização dele e de Zambi (Deus). Sabemos que a lei divina, nos cobra quando entramos e estudamos sobre a religião. Isto serve para todo aquele que faz pate de qualquer religião. Se é conhecedor das leis, mais será cobrado pelas suas atitudes e ações. Portanto, não querendo me estender mais, digo a todos que tenham pensamentos sobre qualquer religião como é o caso da nossa sagrada Umbanda, que pensem muito antes de fazer comentários deste tipo. Peço de coração que as energias e bençãos dos nossos orixás derramem em vossos corações muita paz, sabedoria, e que possam abrir os olhos destas pessoas ignorantes culturalmente.
      Axé para todos.
      Muita paz para todos.

  35. jose maria disse:

    Irmãos, li o texto e também os comentários. Sou umbandista a 24 anos, tendo a minha primeira formação religiosa católica e também quando sou convidado para participar de cultos evangélicos, vou de coração aberto, pois acredito e sei desde criança que Deus é único. Tenho muitos amigos evangélicos que me respeitam e respeitam a minha religião. Não sou melhor do que ninguém e nunca serei. O que aprendi na umbanda quando comecei além de estudar sobre a religião, foi que pela oração e a fé, conseguiremos muitas vitórias. Lembro que a nossa Sagrada Umbanda, além de ser ligada a natureza que tanto amamos, também se trabalha em prol da caridade dos irmãos necessitados. Na nossa amada religião para a pessoa que fez o triste comentário, Oxalá (Cristo Jesus), reina sobre todos os orixás. Tudo é feito na nossa religião, com a autorização dele e de Zambi (Deus). Sabemos que a lei divina, nos cobra quando entramos e estudamos sobre a religião. Isto serve para todo aquele que faz pate de qualquer religião. Se é conhecedor das leis, mais será cobrado pelas suas atitudes e ações. Portanto, não querendo me estender mais, digo a todos que tenham pensamentos sobre qualquer religião como é o caso da nossa sagrada Umbanda, que pensem muito antes de fazer comentários deste tipo. Peço de coração que as energias e bençãos dos nossos orixás derramem em vossos corações muita paz, sabedoria, e que possam abrir os olhos destas pessoas ignorantes culturalmente.
    Axé para todos.
    Muita paz para todos.

  36. jcr disse:

    Fazer o Sinal da Cruz antes de iniciar essa oração,se puder se ajoelhar

    ajoelhe-se.

    ORAÇÃO A ANTONINHO DA ROCHA MARMO

    Deus salve santo anjo do Senhor que veio em terra e semeou luz.

    Deus salve Antoninho ,santo anjo da coroa de Jesus.

    Antoninho menino santo de Deus ,santificado seja o teu Santo nome,

    assim como foi na Terra que também seja no céu.

    Jesus padeceu por nossos pecados,Antoninho também sofreu sem

    reclamar nos deixando um exemplo de amor a seguir.

    Antoninho de Jesus , protetor dos pequeninhos filhos de Deus tenha

    misericordia de nós. Anjo de Deus ,Menino de Luz,Antoninho de Jesus

    rogai a Deus por mim e por todos nós,pelas criancinhas.

    Antoninho de Jesus ilumina essa nação ,aos filhos de Deus nossos

    irmãos,abençoa todos os doentes e aqueles que se encontram em aflições.

    Antoninho de Jesus abençoa a nossaa fé,abençoa as igrejas onde se

    reúne o povo de Deus para cumprir suas missões.

    Santificado seja o teu nome no Reino da Luz onde se encontra,interceda

    a Deus por essa ajuda que tanto necessito (faz-se o pedido,não invocar

    esse anjo celestial para pedir coisas fúteis e sim pela recuperação de uma

    enfermidade,por uma causa justa e nobre).

    Meu amado anjo,tu és puro como o coração da Maria mãe de Jesus,na

    corte dos anjos se encontra iluminado pela coroa de Jesus,santificado

    sejas sempre o teu nome,em Terra e no Céu possamos sempre louvar a

    pureza do seu coração, a luz de sua inocência ,és um anjo de Deus que

    veio em Terra para nos ajudar.

    Antoninho da Rocha Marmo filho de Deus Poderoso luz Suprema e Divina

    te agradeço desde já. Amém.

    Orar um Pai Nosso,uma Ave-Maria, uma Salve Rainha ,oferecendo ao

    Sagrado Coração de Antoninho de Jesus.

  37. Márcia disse:

    Linda mensagem, mais não chores Amigo, pois existem quem os ama muito.

  38. Márcia disse:

    Linda mensagem, mais não chore a certas matérias que não merece nossas lágrimas, merecem sim compaixão

  39. segura com fé na mão de cipriano pra cohler flores ou espinhos retirar se caminho é de paz cipriano é amor segura com fé na maõ do meu vovõ letra de gilcimar

  40. Geuvanio Goncalves disse:

    Eu gostei mto dessa historia pois eu vou preparar um estudo sobre os pretos velhos no meu grupo espirita e eu gostaria de receber mais conteúdos sobre os pretos velhos

  41. miguel disse:

    Sou umbandista já a algum tempo, e gostaria de dizer aos irmãos que devemos procurar esclarecer os que não conhecem a verdadeira Umbanda.Pois quando falo verdadeira é porque certas pessoas usam o nome da Umbanda .Na verdadeira Umbanda fundada pelo caboclo das 7 encruzilhadas,que através de um jovem médium de 17 anos chamado Zélio Fernandinho de Morais ditou as normas da nova religião.Que tem como base o amor e a caridade e segue o evangelho de Jesus Cristo,além de não permitir o sacrifício de animais , pois não podemos sacrificar uma vida em benefício de outra,também não se cobra nada, pois o que de graça foi lhe dado de graça será dado. Então quando certas pessoas chamarem algum irmão para ir a uma tenda de Umbanda certifiquem-se que realmente seja uma verdadeira TENDA DE UMBANDA. Que o nosso amado mestre JESUS abençoe a todos. E aos irmãos de caminhada como falamos OXALÁ abençoe,muita paz.

  42. Marcio disse:

    Venho como ex evangélico seguidor da igreja congregação cristã do Brasil assembleia de Deus e igreja universal batizado nas águas venho externar o meu cansaço e ao mesmo tempo me munir de paciência… Eu fui como este senhor Zaqueu julguei muito apontei dedo me achei especial único salvo numa apoteose de egoísmo infremente.. Eu era completamente ignorante fanatizado falava sem conhecimento de causa beirava o desrespeito sobretudo com outras crenças religiosas…. Após muita decepcao e ver as coisas como se meus olhos fossem abertos vou dar um exemplo em uma igreja no interior do Rio de Janeiro vi os esforços os valores pra se trazer na igreja um palestrante famoso marcos Feliciano hoje político também… Falou pregou em duas horas partiu… E tantas outras coisas que levaram a desilusão… Conheci então a doutrina espírita meu mundo se abriu perspectivas novas novas ideias uma concepção diferente que me encantou me converteu passados dez anos estou vindo agora Recente a conhecer essa religião linda que é a umbanda estou fascinado encantado confesso e todo meu passado de fanatismo ignorância ficou para trás irmão evangélico de coração de ex evangélico p evangélico respeita aa religiões alheias há muito que você não sabe é ignora de coração abre a sua mente não para mudar de religião mas pra se tornar um filho de Deus um ser humano melhor que Jesus os abençoe

    • Marcio disse:

      Venho como ex evangélico seguidor da igreja congregação cristã do Brasil assembleia de Deus e igreja universal batizado nas águas venho externar o meu cansaço e ao mesmo tempo me munir de paciência… Eu fui como este senhor Zaqueu julguei muito apontei dedo me achei especial único salvo numa apoteose de egoísmo infremente.. Eu era completamente ignorante fanatizado falava sem conhecimento de causa beirava o desrespeito sobretudo com outras crenças religiosas…. Após muita decepcao e ver as coisas como se meus olhos fossem abertos vou dar um exemplo em uma igreja no interior do Rio de Janeiro vi os esforços os valores pra se trazer na igreja um palestrante famoso marcos Feliciano hoje político também… Falou pregou em duas horas partiu… E tantas outras coisas que levaram a desilusão… Conheci então a doutrina espírita meu mundo se abriu perspectivas novas novas ideias uma concepção diferente que me encantou me converteu passados dez anos estou vindo agora Recente a conhecer essa religião linda que é a umbanda estou fascinado encantado confesso e todo meu passado de fanatismo ignorância ficou para trás irmão evangélico de coração de ex evangélico p evangélico respeita aa religiões alheias há muito que você não sabe é ignora de coração abre a sua mente não para mudar de religião mas pra se tornar um filho de Deus um ser humano melhor que Jesus os abençoe irmão Zaqueu permita me chama lo assim pois todos somos filhos do mesmo pai Zaqueu as fronteiras de Deus são ilimitadas bem maiores que circuito limitado das agremiacoes religiosas Paulo Zaqueu foi o maior exemplo da cegueira espiritual e num dado momento conheceu a espiritualidade o espírito Jesus Paulo? Ou poderia dizer Zaqueu porque recalcitra contra os aguilhoes??? A verdade espiritual está cada dia mais patente Zaqueu abra seu coração e verá que Jesus nosso pai e oxalá nosso mestre te ilumine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s