III – OBSESSÃO

Publicado: 10/02/2012 em Estudo 3 - UMBANDA - O Mundo que nos cerca

obsessao2Na análise do psiquismo humano e com os conhecimentos que já possuímos sobre psicologia profunda, estarão em evidência não só o campo material (corpo físico), mas também o energético-orientador (espírito), esse mais avançado em qualidades psicológicas e responsável pelas diretrizes inteligentes do ser. É neste campo do psiquismo que os pensamentos são elaborados e devidamente estruturados, a fim de serem reflexionados e adaptados para o mundo físico das células nervosas ou zona consciente.

Por outro lado, não podemos deixar de notar no psiquismo a condição de “centro emissor e receptor de energias específicas”, propiciando ligações dos campos mentais com os nossos afins. O psiquismo humano está sujeito a interações cada vez mais intensas, quando o bloco afetivo está presente de forma preponderante. Nestes casos, as permutas ou trocas mentais se tornam constantes e ativas por questões de sintonia e afinidade.

Desse modo, podemos então compreender as influências psíquicas a que estamos subordinados, que se intensificam quando o elemento emocional e afetivo se encontra ativado, não só no campo do amor, mas também no desamor, ligado ao ódio. Tanto os que amam como os que odeiam desencadeiam imensos pacotes energéticos psíquicos que vão atingir os seus afins em sintonia consciente ou inconsciente.

Estes campos psicológicos, em suas devidas manifestações, necessitam da acolhida e do respectivo entrosamento. Como nossa vida mental é o resultado de muitas etapas encarnatórias, as ligações apresentam profundas relações não só com os fatores e experiências vivenciadas na encarnação presente, mas também com as fontes e registros desse passado encarnatório. Isto faz com que as ligações mentais sejam bastante complexas, com estruturações de difícil decifração e cujo conjunto de emissão e recepção ou ação e reação de toda natureza, seja ela positiva, gerada pelo bem e pela ordem, ou negativa, desencadeada pelo mal e pelo desejo de vingança e ódio, apresente projeções das mais variadas em estados harmônicos.

Os estados de desarmonia que se refletem na organização mental mostram variações de toda ordem, cujo grau de intensidade estará relacionado principalmente com os lastros distônicos do passado, tanto atual qnto encarnatório. A acolhida mental dessas reações se fazem comumente entre encarnados e desencarnados com naturais oscilações, cuja sintomatologia decorrente conhecemos como obsessões espirituais. Muitos dos distúrbios de ordem mental e psíquica têm origem não em problemas orgânicos, mas em processos desencadeados por obsessores.

encosto A obsessão, segundo o espiritismo, seria a interferência prejudicial exercida por um espírito sobre outro, sejam eles "encarnados" ou "desencarnados". Também segundo a crença espírita, aquele que sofre a influência de seres espirituais seria, por definição, um médium. O estudo da obsessão, conjugado à mediunidade, se realizado em maior amplitude, abrangeria o exame de quase toda a humanidade terrestre, pois é o pensamento, através da Aura (Corpo Etéreo), que age e reage, trazendo para o emissor (encarnado ou desencarnado) todas as fecundações felizes ou infelizes que arremessa de si próprio, que acaba por determinar para cada criatura os estados psíquicos que variam segundo os tipos de emoção e conduta a que se afeiçoe.

A obsessão tanto pode ser resultado da ação de espíritos voltados para o mal que querem prejudicar o outro por sentir prazer nisso, como de espíritos que identificaram no alvo em questão alguém que lhes prejudicou ou agrediu física ou moralmente em outra existência e, não tendo evoluído a ponto de perdoá-lo, dele buscam vingança.

Se não tratada, a obsessão acaba evoluindo para um estado de fascinação, que tanto pode gerar uma ação dirigida contra o alvo, para fazê-lo parecer ridículo e, assim, humilhá-lo, como uma ação dirigida a um grupo ou toda uma comunidade visando criar um movimento de oposição a ele. Podendo ainda, evoluir para um caso de subjugação espiritual, que são os casos mais complexos, pois se trata sempre da ação de espíritos que têm profundo ódio pelo vítima, que fazem de tudo para lhe arruinar a existência ou ampliar seu processos psiquicos.

As obsessões, propriamente ditas, podem ser divididas em duas categorias:

1) Obsessões Simples: Que caracteriza-se por ação maléfica, a qual poderíamos

chamar de superficial, onde o algoz atua através de uma simples sugestão ou indução, não empregando campos-de-força ou instrumentos mais sofisticados.

__Burden_Of_Grief______by_MortequeTrata-se nesses casos, quase sempre, de espontâneo fruto do ódio, onde o agente visa prejudicar a vítima sugestionando-a através de idéias ou imagens, formas de pensamento. Não usa de maiores recursos para que isso se cristalize, a ação é limitada, em seus efeitos, pela força mental da indução. As conseqüências destas agressões têm importância muito relativa já que depende das defesas naturais do obsediado, da intensidade das energias empregadas pelos perseguidores e do tempo de atuação das mesmas.

As obsessões simples podem ser classificadas como “mono-obsessão”, quando houver um único espírito agindo sobre outro, e “poli-obsessão” se forem vários os obsessores que atuam sobre uma mesma vítima. Na poli-obsessão, a ação é produzida por vários obsessores, que agem quase sempre em grupos, e sincronicamente, e é mais perigosa, pois há multiplicações de energias maléficas.

2) Obsessões Complexas: Consideramos por obsessão complexa, todos os casos em que houver ação de magia negra, implantação de aparelhos parasitas, uso de campos-de-força dissociativos ou magnéticos de ação contínua, provocadores de desarmonias que dão origem a processos cancerosos. Esses campos-de-força permanentes podem, também, inibir toda a criatividade das vítimas, ou desfazer projetos acalentados com o maior desvelo, principalmente aqueles que geram dinheiro, levando as vítimas ao total empobrecimento.

Complexos são, igualmente, os casos em que “técnicos das sombras” fixam no obsediado espíritos em sofrimento atroz, visando parasitá-lo ou vampirizá-lo. Vem sendo comum nos depararmos com pessoas aprisionadas em campos magnéticos que as envolvem em vibrações de baixíssima freqüência, se queixando de profundo mal-estar e sensação de opressão que, aumentando rápida e progressivamente, os levam a atitudes e idéias fixas de auto-destruição, tão grande é o desespero que os aflige. A técnica de cercar a vítima com vários tipos de obsessão configura outra característica da obsessão complexa, onde o enfermo vê-se encurralado, indefeso, à mercê de inimigos e predadores desencarnados. Através de planejamento minucioso e executado com rigor militar, os “técnicos do mal” investigam toda a vida da vítima, descobrem e “convocam” seus inimigos desencarnados, desde o passado mais remoto, para convidá-los à vingança e destruição de seu desafeto.

obsessao 1[5] Alguns estudiosos consideram a obsessão como o "mal do século", pois muitas são as suas manifestações e poucas são as comunidades no mundo que sabem como dela tratar integralmente. É importante frisar que os sintomas causados pela obsessão, podem ser causados por distúrbios psiquiátricos já conhecidos, recomendando a vítima em questão a ser avaliada por um profissional da área. A propósito, nenhum centro espírita ou tenda umbandista séria, recomenda que os acometidos de qualquer doença física ou psíquica deixem de lado o tratamento médico.

Paulo Dalgalarrondo, Doutor Psiquiatra da Universidade Estadual de Campinas, em estudo de revisão de trabalhos publicados desde o final do século XIX sobre messianismo; "loucura religiosa" e trabalhos contemporâneos relacionando religião, uso de álcool e drogas, além de algumas condições clínicas (esquizofrenia e suicídio), refere-se à ausência de uma linha de pesquisa que proporcione uma melhor articulação entre investigação empírica e análise teórica dos dados, assim como um diálogo mais próximo da psiquiatria com as ciências sociais, como a antropologia e a sociologia da religião para um maior avanço nesta área. Fornecer um quadro patológico que caracterize as obsessões é um assunto difícil, em virtude da oscilação e da sobreposição dos sintomas associados.

A Medicina ainda não determinou onde começa a doença mental ou a obsessiva, mas admite analisar a presença espiritual deletéria predominando no cenário. Muitas doutrinas espíritas e espiritualistas tem cuidado com zelo do tema das obsessões, apresentando uma classificação didática que vem tornando mais compreensível o processo da influência espiritual no psiquismo do ser humano e o psiquiatra moderno precisa conhecer os variados transes mediúnicos, para avaliar e ampliar os horizontes que o psiquismo humano vem revelando a todo momento.

Anúncios
comentários
  1. wilson disse:

    Como afastar os maus espíritos???
    Como repelir os trabalhos de magia negra, bruxaria e macumbas???
    Como se livrar das influencias espirituais negativas???

    1) Tudo no mundo espiritual é sintonia, atração e afinidade moral.
    Os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem, essa é a Lei.
    O Bem tem sintonia com o Bem.
    A Virtude tem sintonia com a Virtude.
    O amor tem sintonia com o amor.
    A verdade tem sintonia com a verdade.
    Da mesma forma, o mal tem sintonia com o mal.
    A mentira tem sintonia com a mentira.
    O vicio tem sintonia com o vicio.
    Estamos em sintonia vibratória com o plano espiritual pelos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
    Com pensamentos elevados e positivos, com boas ações, com atitudes honestas e corretas, com sentimentos elevados, com a pratica do Bem e da Caridade, eu estabeleço sintonia com os espíritos de luz ou espíritos elevados.
    Estou sintonizado com a Luz e a escuridão não pode se aproximar de mim.
    Se eu não procuro elevar meus pensamentos, não procuro me melhorar moralmente, não procuro praticar o Bem e a caridade, eu fico vulnerável a receber influencias espirituais negativas.
    Eu criei condições mentais negativas para os maus espíritos se aproximarem de mim, pela sintonia vibratória dos pensamentos.
    Nenhum espírito obsessor pode se sintonizar com uma pessoa de pensamentos elevados e positivos, que procura praticar o bem e as virtudes.
    O Bem é mais forte que o mal.
    A Luz é mais forte que as sombras.
    A Virtude é mais forte que o vicio.

    2) O mundo espiritual ou plano astral é regulado pela Lei da Sintonia vibratória ou afinidade moral, os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem, cada ambiente ou cada lugar tem um Padrão Vibratório próprio, formado pelos pensamentos, sentimentos e atitudes das pessoas que vivem nesses ambientes.
    Os Espiritos Elevados e os Bons espíritos são atraídos para ambientes que possuem um padrão vibratório positivo, vibrações positivas atraindo outras vibrações positivas, os maus espíritos são atraídos para ambientes que possuem uma faixa vibratória baixa e densa, vibrações baixas e negativas vão atrair outras vibrações baixas e negativas.
    Tudo é sintonia vibratória.
    Muitas vezes os Espíritos elevados ou Espíritos de Luz não podem ajudar uma pessoa, por que, ela se encontra em um ambiente de baixas vibrações mentais, nesses lugares que predominam discussões, palavrões, brigas, fofocas, intrigas, vícios, ódio, raiva, falsidade, racismo, desonestidade, o ambiente é pesado e negativo, portanto, o padrão vibratório é baixo, sendo baixo vai atrair outras vibrações negativas e pesadas.
    Os espíritos inferiores, perturbadores, embusteiros, maliciosos, obsessores são atraídos pelas vibrações mentais negativas e pesadas dos ambientes, é por isso que temos que criar um ambiente moralmente elevado com pensamentos nobres e positivos, para podermos elevar o Padrão Vibratória do ambiente e atrair a assistência luminosa dos Espíritos Superiores.
    O Bem tem sintonia com o Bem.
    O mal tem sintonia com o mal.

    Estamos cercados por espíritos desencarnados que tem uma certa afinidade com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, essas inteligências desencarnadas nos observam constantemente, é por isso que devemos ORAR E VIGIAR para não cairmos nas influencias espirituais negativas, a nossa AURA muda de Cor e intensidade conforme o nosso estado mental e moral, quando estamos com pensamentos de raiva, ódio, medo, rancor, revolta, falsidade etc…
    Nossa Aura muda de Cor fica com cores escuras e turvas, e os espíritos desencarnados observam isso em nossa Aura e disso se aproveitam os maus espíritos para nos influenciar pelas intuições mentais.
    Eles sabem que estamos numa faixa mental baixa devido aos maus pensamentos, eles se aproximam pela sintonia vibratória e passam a nos acompanhar esperando uma oportunidade para atacar.
    Atacar como?
    Intuindo ou inspirando em nossa mente pensamentos de desanimo, preguiça, revolta, ódio, desejos de vingança, inveja, ciúmes, incentivando brigas, intrigas, fofocas, vicios e ate crimes. Eles procuram alguma brecha em nossa Mente, portanto, temos que vigiar nossos pensamentos, idéias, planos, desejos e impulsos, cuidado, quando eles se estalam a coisa fica perigosa.
    A terapia contra as Obsessões e as influencias espirituais negativas, esta na Disciplina Mental e Moral, mentalizar fortemente pensamentos elevados e nobres, praticar a Caridade e as Virtudes, manter uma Conduta moral reta no Cristo, cultivar a prece sincera, combater os maus pensamentos, combater os maus desejos, combater os vícios, dessa forma a pessoa consegue elevar seu Padrão Vibratório afastando os maus espíritos e atraindo os Espíritos de Luz.
    Atraindo o Bem o mal se afasta gradativamente, assim como o calor afasta o frio.

    A atmosfera terrena ou psicosfera esta repleta de formas pensamentos inferiores e de espíritos apegados a matéria, as paixões, aos vícios e desejos terrenos, existe milhões de espíritos desencarnados na atmosfera e na crosta terrestre, esses espíritos querem continuar a viver a vida material, eles querem saciar seus desejos e vícios e interferir na vida dos encarnados.
    Muitos desses espíritos são sofredores, outros são perturbados e perturbadores, outros são viciosos cheios de manias, vícios, desejos torpes, outros são vingativos e astutos, outros são mentirosos, embusteiros e mistificadores, outros são vampiros sugam os fluidos vitais das pessoas e também sugam os fluidos da nicotina, do álcool, das drogas, outros são maldosos sentem inveja das pessoas boas e corretas e procuram obsidiar essas pessoas, agem pela inveja do bem, são uns infelizes.
    Existe outros espíritos maldosos que se agrupam em bandos ou Falanges e trabalham de forma técnica para vampirizar e obsidiar as pessoas que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral, são os trabalhadores do mal, entidades das sombras.
    Nós os encarnados vivemos dentro dessa região espiritual inferior, por que, ela abrange a crosta e atmosfera terrena, muitos pesquisadores chamam essa região de astral inferior ou umbral.
    Esses espíritos desencarnados apegados a matéria e as paixões e vícios terrenos, possuem um perispirito denso, turvo, grosseiro e impuro e eles sofrem a Lei de gravidade e ficam retidos na psicosfera terrena, para afastar esses espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, temos que entender o seguinte, não existem milagres, não existe protecionismo divino sobrenatural, tudo depende das nossas condições mentais e morais ( condições vibratórias), pela Lei das atrações psíquicas, os iguais se atraem e os diferentes se repelem, atraímos espíritos desencarnados que se identificam com os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.
    Vamos concluir disso tudo, que a Proteção espiritual quem faz é a própria pessoa, conforme seus Pensamentos e Conduta moral.
    Uma pessoa correta, honesta, caridosa, cordial, digna, sem vícios, com pensamentos positivos e nobres, repele naturalmente os maus espíritos, não havendo sintonia vibratória os maus espíritos se afastam.
    A Luz do Cristo repele os agentes das sombras.
    Temos que cultivar as Virtudes ensinadas pelo Grande Mestre Jesus o Cristo, pensar em Cristo, sentir o Cristo, praticar os ensinamentos do Cristo, é se iluminar, e a Luz espanta a escuridão.
    Nós somos filhos da Grande Luz, nós somos Luz, nós estamos na Luz, nós temos a Luz, nós evoluímos é na Luz.
    Essa Luz são as Virtudes, cada virtude que adquirimos mais força teremos para afastar os maus espíritos e atrair os Espiritos de Luz.
    As Virtudes esse é o caminho.

    3) O mundo invisível também conhecido como o mundo espiritual ou plano astral é o mundo habitado pelos espíritos desencarnados, esse mundo é invisível aos olhos físicos mais ele existe ele é real muito real.
    Esse plano espiritual ou extra físico exerce uma influencia muito grande sobre as pessoas, tudo nesse plano é regulado pela Lei das atrações psíquicas ou sintonia vibratória.
    Os iguais se atraem e os diferentes se repelem.
    As pessoas que cultivam maus pensamentos e sentimentos impuros de ódio, raiva, ciúmes, inveja, falsidade, racismo, desonestidade, desejos de vingança, são arrogantes e maliciosos, estão sempre em sintonia com espíritos desencarnados que pensam e sentem a mesma coisa, os semelhantes atraindo os semelhantes, essa é a Lei das atrações psíquicas.
    As pessoas boas, corretas, honestas, cordiais, educadas, trabalhadoras, caridosas, solidarias, que procuram ajudar os necessitados, procuram ajudar os animais, procuram cultivar pensamentos elevados e puros e a prece sincera, essas pessoas estão atraindo pela sintonia vibratória dos pensamentos os Espiritos de Luz, os Espiritos Superiores.
    Tudo depende somente dos nossos pensamentos e da nossa Conduta Moral.
    Como disse o Mestre Jesus, o ser conforme pensar assim será.
    Nós somos o que pensamos.

    Os maus espíritos não conseguem entrar em sintonia vibratória com as pessoas que estão vibrando bons pensamentos e bons sentimentos, a melhor defesa psíquica contra os maus espíritos esta exatamente em nossa melhoria moral e mental.
    Não adianta usar velas, imagens de santos, amuletos, talismã, roupas brancas, terços, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, exorcismos, nada disso funciona, é nos pensamentos puros, nobres, elevados, e na pratica sincera do Bem, do amor e das virtudes que esta a proteção contra os maus espíritos.

    4) O Pensamento e a Sintonia
    Existe uma lei chamada Lei de Sintonia vibratória ou a Lei de afinidade moral que o ser humano pratica com seus pensamentos.
    Essa Lei determina que os iguais se atraem e os diferentes se repelem, cada pessoa conforme seus pensamentos, sentimentos e atitudes, vão atrair bons ou maus espíritos conforme o Padrão Moral desses pensamentos, sentimentos e atitudes.
    Uma pessoa que se entrega aos seus maus pensamentos, maus sentimentos e aos vícios, vai estabelecer sintonia vibratória com espíritos desencarnados que pensam e sentem da mesma forma, ou seja, vai atrair uma assistência espiritual ruim.
    O nosso Pensamento tem que estar canalizado somente para coisas positivas e elevadas, o pensamento se propaga no mundo espiritual ou plano astral através de ondas vibratórias e ele vai sempre estabelecer sintonia com os espíritos desencarnados, pensamentos de ódio, raiva, ciúmes, inveja, egoísmo, falsidade, desonestidade, revolta, medo, hipocrisia, desejos de vingança vai sempre atrair espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, por que, esses espíritos também pensam da mesma forma negativa, os semelhantes atraindo os semelhantes.
    Pelo pensamento entramos em contato vibratório com o plano astral e os espíritos desencarnados, podemos dizer que os espíritos se comunicam entre si pela irradiação dos pensamentos ou vibrações mentais, portanto, os espíritos desencarnados podem conhecer e ler nossos pensamentos, e os espíritos obsessores podem com isso descobrir nossos pontos fracos.
    É por isso que devemos cultivar pensamentos elevados, nobres e firmes no Bem, para podermos estabelecer sintonia com os Espiritos de Luz e afastar os espíritos das sombras, tudo depende das nossas condições morais e mentais.
    O Pensamento cria correntes fluídicas entre o plano espiritual e o plano material, e nessas correntes fluídicas vamos ter um canal aberto com o plano astral.
    Para resumir, o ser humano com seus pensamentos vai estabelecer sintonia vibratória com os espíritos desencarnados, pensamentos de raiva, ciúmes, medo, revolta, falsidade, egoísmo vai atrair espíritos que pensam e sentem da mesma forma, portanto, temos que disciplinar nossos pensamentos somente em coisas boas e positivas.
    Ler bons livros, ouvir boas musicas, manter contato com pessoas de boa formação moral, cultivar a prece sincera e ter pensamentos elevados e positivos, é a melhor forma de elevar o padrão vibratório dos pensamentos.

    O problema da Obsessão
    O Mestre Allan Kardec em seus livros, fala que são as nossas imperfeições morais que atraem os maus espíritos.
    Essas imperfeições morais são basicamente os maus pensamentos, os maus desejos, os vícios, os maus hábitos e as atitudes negativas.
    Cada imperfeição moral é uma porta aberta para os maus espíritos.
    Allan Kardec explica: assim como as moscas farejam as chagas do corpo, os maus espíritos farejam as chagas morais da alma, para afastar as moscas basta limpar nosso corpo de suas impurezas físicas, para afastar os maus espíritos temos que Limpar nossa alma de suas impurezas Morais, vamos concluir, que é na Limpeza Moral que esta a melhor defesa psíquica contra os maus espíritos.
    Essa Limpeza Moral consiste em:
    a) combater os maus pensamentos e os maus sentimentos
    b) combater os Vícios e os maus hábitos
    c)cultivar a prece sincera
    d)ter uma conduta reta no Bem e nas Virtudes
    e) cultivar a fé Racional para discernir as coisas

    O Mestre Allan Kardec fala em seus livros que o ser humano tem o Livre arbítrio para resistir ou ceder as influencias dos maus espíritos, portanto, nós podemos resistir as influencias dos espíritos inferiores, perturbadores e obsessores, por que, o Livre arbítrio é nosso.
    Os maus espíritos não tem nenhum poder sobre as pessoas de Bem, são as nossas imperfeições morais que permitem que eles se aproximem de nós, se eu procuro ter um Comportamento Moral reto em Cristo eu vou afastar qualquer espírito obsessor.
    O Bem repele o mal
    A Luz repele a escuridão

    Meus amigos espero te ajudado com essas observações dos meus estudos espiritistas.
    O Mestre Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

    Wilson Moreno discípulo do Mestre Leon Denis.

  2. marly cunha disse:

    adorei o texto. Estava querendo melhores explicações sobre a obsessão e como foi gratificante saber que a intensidade de luz de cada perispírito
    gererada pela boa conduta moral e virtudes pode afastar as influencias dos maus espíritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s