3 – OXALÁ, O Equilíbrio e a Fé

Publicado: 18/03/2008 em Estudo 2 - UMBANDA - Os Orixás

 

                               ORAÇÃO À OXALÁ

"Oxalá, divina manifestação do bem, Senhor da perfeita sabedoria e do bendito amor.

Oh Pai! Vós que recebestes o poder do supremo doador para tudo e todos, protejei-me das ciladas ilusórias do mundo enganador e despertai-me para a realidade da vida imortal.

Sois a imaculada irradiação do altíssimo, vosso nome é maravilhoso e compassivo, me guie com ternura e esperança para Aruanda, cidade da Luz.

Eu venho a vós, preso na mais grosseira materialidade e afogado em sentimentos inferiores, arrependido rogo-te pela salvação de minha consciência.

Junto a Vós, trilho por caminhos iluminados, porque sois a Divina pureza acolhedora e misericordiosa.

Santo nome envolvei-me em sentimentos fraternos de real amor, afim de que chegue até Vós.

Oxalá, meu pai, tende pena e compaixão de mim.

 

Êpa, Babá! Salve Oxalá!”

 

Falar de Oxalá é falar de algo que é para ser sentido, não tocado, pois Ele é a luz que equilibra tudo e todos. É o maior dos Orixás da Umbanda, e o único a manifestar-se fisicamente aos homens, na conformação de Jesus Cristo, com a missão de esclarecer as Leis do Criador e reequilibrar a humanidade através das Leis do Amor e da Caridade. A Ele só importa o que fazemos e o que pensamos, pois é a Ele a quem devemos prestar contas de nossos atos, porque Ele é a própria lei de Deus em execução.

Por ser o maior dos orixás, não tem um ponto de força específico, seu poder se manifesta em todos os lugares, mas muitos o associam a energia solar e a dos demais astros. É representado pela estrela de seis pontas, sua cor é a branca e seu dia da semana é o Domingo e sua saudação é "Epá, Babá!". É sempre invocado nos Rituais da Umbanda para reequilibrar as manifestações ou para devolver o equilíbrio tanto do espírito quanto do corpo físico. Por isso é que quanto mais puros são os nossos ideais e procurarmos cada vez mais nos elevarmos moralmente, mais próximos Dele estaremos.

Na Umbanda os trabalhos que são realizados sob a regência de Oxalá são sempre doutrinadores, e as entidades que são regidas por Ele, trabalham na linha da Fé, mas para que possam chegar a esse nível de elevação, é necessário que tenham passado por todas as linhas de força dentro dos rituais da Umbanda, e que também conheçam todos os pontos de força da natureza e seus campos de atuação no mundo material e espiritual. Essas entidades são de um equilíbrio maravilhoso, suas palavras transmitem toda a sabedoria que foi sedimentada com o tempo e a experiência nos trabalhos.

Poderíamos falar muito a respeito das linhas de trabalho que atuam sob a regência de Oxalá, mas muito ainda nos é oculto, seus mistérios não são totalmente revelados. Podemos apenas dizer que Oxalá é Luz, é Vida e que seu poder só se revela quando somos guiados pela Fé, esta que é o atributo mais apreciado por Ele, a Humildade é o que mais exige de nós, a Bondade é a melhor forma de nos apresentarmos a Ele. Pureza, Humildade e Bondade são a sua essência.

Oxalá é a Fé que nos ampara nas horas difíceis, nos devolvendo o equilíbrio tanto físico quanto psicológico, é também a Fé que nos faz acreditar que existe algo Maior, um Deus maravilhoso que sempre está disposto a nos ouvir e que sempre se faz presente em nossa vida, através de pequenos gestos e ações.

Na Umbanda, como já vimos, Oxalá não é Orixá Básico, conseqüentemente não é regente de Ori (coroa) de médium, todos somos Filhos de Oxalá. As pessoas que buscam por em prática os atributos de Oxalá, se tornam predominantemente bondosas, perfeccionistas, cultivam a liberdade e se sobressaem por uma autoridade ponderada. Mas quando se deixam levar pelo o ego, se destacam pela inveja, pela vaidade, pela maledicência se tornando assim, autoritários e temperamentais.

Para que possamos descobrir mais sobre os mistérios de Oxalá, que comecemos adquirindo os seus quatro atributos essenciais: a Pureza, a Bondade, a Humildade e a Simplicidade, seguindo seus exemplos e praticando a Caridade sempre baseados em sua Lei Maior: "Amar ao próximo como a si mesmo", fazendo assim aos outros somente o que queiramos que nos façam, buscando sempre termos fé e confiança para com isso alcançarmos os objetivos que nos são propostos pelo Criador e para que no decorrer desta caminhada possamos ser sempre amparados por Ele.

Anúncios
comentários
  1. Como fundar um Terreiro umbandista?

    • Bom dia Angelo.. como lhe disse antes, o aprendizado na Umbanda não se restringe a livros e é primordial a vivencia dos trabalhos dentro do terreiro… a Umbanda tem diversas vertentes e algumas fazem preparação para os médiuns sacerdotes (Pai-de-santo)… e só após essa preparação o médium estaria apto a abrir um terreiro e seguir sua missão. Seria interessante vc conhecer estas vertentes e ver em qual se sente melhor aí aprender seus fundamentos, suas doutrinas para lhe dar sustentação e sabedoria na condução de uma casa.

      Espero ter lhe ajudado e estarei orando para que seus mentores lhe conduzam ao melhor caminho pra você se preparar.

      Que Oxalá te abençoe sempre.

  2. Obrigado, estudo da Umbanda! Por toda a ajuda! Que Deus abençoe-te.

    Tenho um blog meu, que aborda sobre a Cabala (que visa conhecer Deus e homem), a magia (que é uma pratica sobrenatural que visa conhecer o homem, a natureza e o divino [Deus) e o Espiritismo (religião), e o objetivo do meu blog é que eu compartilhe conhecimentos espirituais para destruir meu ego e eu evoluir espiritualmente, ajudando o próximo à alcançar o objetivo comigo! Além de abordar outros temas e fazer amigos, tudo compartilhando!

    Convido-te para visitar meu blog. Se puder, viste: (http://despertardodeusinterior.blogspot.com/)
    Namastê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s