2 – OLORUM, Deus, O criador

Publicado: 18/03/2008 em Estudo 2 - UMBANDA - Os Orixás

 

                               ORAÇÃO À OLORUM

"Olorum, meu Deus, criador de tudo e de todos. Poderoso é o vosso nome e grandiosa e vossa misericórdia.

Em nome de Oxalá, recorro a vós nesse momento, para pedir-lhe a benção durante meu caminhar rumo a vossa Vontade.

Que Vossa Divina Luz incida sobre tudo que criaste.

Com Vossas mãos retirem todo mal, todos os problemas e todos os perigos que estejam em meu caminhar.

Que as forças negativas que me abatem e que me entristecem, se desfaçam ao sopro de Vossas bênçãos.

Que o Vosso poder destrua todas as barreiras que impedem meu progresso rumo a Tua verdade.

E que Vossas virtudes penetrem e meu espírito dando-me paz, saúde e prosperidade.

Abra Senhor os meus caminhos, que meus passos sejam dirigidos por Vós para que não tropece em minha caminhada.

 

Assim seja! Salve Olorum!”

 

 

 

“Olorum”, ou “Olodumaré”, ou Zambi, é o criador do Universo, é o próprio princípio criador em eterno movimento, fonte de tudo o que somos e de tudo o que nossos sentidos possam perceber.

Se quisermos encontrar Olorum, temos que procurá-lo primeiramente em nós mesmos, Ele é o princípio que rege tudo e todos, é infinito em suas perfeições, é eterno, imutável, imaterial e único. É todo poderoso porque é único, e é sobre tudo, soberanamente justo e bom.

Para acreditar em Deus, Olorum, basta o homem lançar os olhos sobre as obras de sua criação. Duvidar de sua existência seria negar que todo efeito tivesse uma causa, e admitir que o nada possa fazer alguma coisa.

Deus, Olorum, não é uma força ordenada pelo homem, muito pelo contrário, por mais sábio que seja o homem, uma religião, ou a própria humanidade, jamais conseguirá penetrar em seus mistérios. Esse “saber”, seus mistérios ou qualquer que seja o nome que lhes dê: Jeová, Alá, Brahama, Zambi, pouco significa perante o criador, são apenas formas diferentes para expressar a mesma coisa.

Quando adquirimos conhecimentos a respeito dos muitos meios que Olorum se utiliza para comunicar-se conosco, vamos em busca de Sabedoria, esta que nos revela seus mistérios ocultos e sagrados, e quando nos tornamos sábios, procuramos nos guiar pela Razão ou pelo Raciocínio, este que nos ensina a usar o que a Sabedoria nos revelou: seus mistérios divinos, sua força ativa e sua razão de ser.

A escolha racional nos leva ao equilíbrio da alma, este equilíbrio nos diz o que é certo e o que é errado na vida, e é isso que faz com que aqueles que já adquiriram o seu equilíbrio e se tornaram conhecedores da Lei, se sacrifiquem em beneficio de seu semelhante, sem nada esperar em troca, e quando alguém se torna um “equilibrador” de seus semelhantes, baseado sempre na Caridade pura, que é a Lei maior ensinada pelo Mestre Jesus ou “Oxalá” , como nós o chamamos, é porque descobriu o verdadeiro sentido da vida, adquirindo uma fé indestrutível no criador, Olorum.

Essa Fé nos faz perceber a grandeza da força de Olorum, nos faz também transbordar em Amor, e quando amamos a nós mesmos como obras de Olorum, conseguimos amar e respeitar a vida de nossos semelhantes e a natureza como a nossa própria vida, percebendo assim nas coisas mais simples a essência do criador, vendo que uma simples pedra não é menos importante que uma montanha, pois tudo é obra de Deus, Olorum.

Poderíamos falar Muito mais a respeito de Olorum, mas ainda não estamos preparados para conhecermos todos os seus mistérios, por isso é que devemos buscar cada vez mais nos esclarecer e nos elevar moralmente para que no seu devido tempo, possamos ter o merecimento de obter todas as respostas a respeito de Olorum, Deus, o criador de tudo e de todos.

Anúncios
comentários
  1. indrigo disse:

    eu amo olorum de todo meu coraçao ,eu tenho ate uma tatoo que honra soberanamente seu nome

  2. Marduque disse:

    Olorum habita minha vida. Só ele eleva tudo que há abaixo do céu.

  3. carlos roberto luis loffler disse:

    reflitão:o que seria de nos sem olorum nosso DEUS ? agradeço a olorum por habitar em minha vida e por abrir meus caminhos. assim seja! salve olorum !”

  4. Olá! Acredito que todos os povos tiveram uma revelação do Deus Supremo e Único. Os judeus, que, originalmente, eram amnistas, entoaram o cântico da criação ao Eterno, conforme consta lá nas Escrituras hebraicas, mais precisamente no Bereshit (Gênesis). Assim, penso que o entendimento de que, na tradição yorubá, Deus é compreendido como Olorum, torna-se um importante passo para que haja um diálogo inter-religioso. Como seguidor de Jesus de formação evangélica e adorador do Eterno, posso não concordar com o culto aos orixás, mas não posso deixar de admitir que a concepção dos povos africanos sobre Olorum diz respeito ao Criador do Universo. Bendito seja Ele!

  5. Lucas D´Xangó disse:

    Que Olorum guie seus caminhos meus irmão ,e que meu Sàngó e minha mãe Osún lhes abençoem

  6. Antonio Dubovicky disse:

    hoje conheci o o que é olorum fico agradecido que voces dão a oportunidasde de conheser

  7. Carlos Alberto Linhares disse:

    Olorum tu criastes todas as coisas, o dia e a noite, o sol e a lua, o rio e os mares, o céu e terra, guia-nos pai de forma que possamos reconhecer todo teu amor por nós.

    • DR. SIDNEY FRANCISCO DE FREITAS disse:

      E fundamental que todos nós saibamos que OLORUM é nome do pai de nosso Senhor Jesus chamado (ou apelidado) de Jesus Cristo (CRISTO e uma palavra Grega que significa simplesmente escolhido) e foi o espirito CRISTICO que se fez presente no Genesis “…e o espirito pairava sobre as aguas…Gen. 1 –1, na realidade este nome OLORUM, e que é o nome daquele que disse ao maior profeta de ISRAEL, MOISES no livro do Êxodo, “Eu Sou Aquele que Sou” ou seja aquele que esta acima de qualquer nome ou classificação ou nomenclatura que se quiser dar a ele

      • Rafael Motta disse:

        Errado. O sincretismo de Jesus é Oxalá. O de Deus seria Olorum. Jesus não é Deus, mas FILHO dele. (Y)

  8. jason disse:

    oque não quem o senhor olorum merece mais respeito por favor tome cuidado como se expressam por favor fiquem na paz asé a todos

    • Haylton Gomes disse:

      Reverência a Olorum !!! Quem não reverência nem mesmo Olorum, não pode respeitar nem mesmo a si mesmo ou aos outros. Você falou certo!

  9. eu cristina tenho passado mts provas mais jamais deixarei de caminhar com o grade e misericordioso OLORUM.axé para tds.

  10. Só para perguntar mesmo: Olorum aceita oferendas?
    Na mitologia Iorubá, o Deus supremo também chama-se “Olorum”, e também teria sido “Oxalá” que criou as raças de homens com substâncias diferentes, por ordem de Olorum.

    • Angelo.. se vc ler com atenção verá que os Orixás são originários das religiões africanas, trazidos de diversas tribos de negros escravizados… uma delas são os Yorubás. Olorum e Oxalá são orixás distintos, oferendados de acordo com cada vertente.

  11. Henrique disse:

    Acredito demais nessa energia!

  12. katia de paula disse:

    quanto mais leio,mais fico maravilhada com as explicacoes,parabens muito esclarecedoras.

  13. Everaldo Brito disse:

    conhecimento , pequisa , estudo , isto sim nos traz certeza quando for abrir a Boca.

  14. Denise irigaray palhares disse:

    Oi se poder me enviar esta matéria.gostei muito..e estou a procura de conhecimentos..obrigado bom dia

  15. ISABEL CRISTINA SANTOS GOULART disse:

    Que Olorum guiá nossos caminhos e nos protegê sempre de todo mal…!!! Que minha mãe Iansã derrame todas as bençãos em todos os filhos de Olorum…!!! A bença meu Pai Olorum…!!!🙏🙏🙏

  16. Thomas disse:

    a professora de redação pediu para fazer um texto sobre ele,isso me salvou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s