A MAGIA DOS PRETOS VELHOS

Publicado: 12/05/2012 em UMBANDA - Diversos

pretovelho1 Na Umbanda os Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.

Pretos velhos ou Pretos-velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.

São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo da sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.

A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.

Os pretos velhos se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, do Congo ou de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência. Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:

  • Congo (Pai Francisco do Congo) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
  • Aruanda (Pai Francisco de Aruanda) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
  • D´Angola (Pai Francisco D´Angola) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
  • Matas (Pai Francisco das Matas) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
  • Calunga, Cemitério ou das Almas (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas) – refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluaê;

Entre diversas outras nominações tais como: Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc… Muitos Pretos velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos velhos.

ADOREI AS ALMAS!!! SALVE OS PRETOS VELHOS DE UMBANDA!!!

AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO.


sete-lagrimas-de-um-preto-velho Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto-velho chorava.

De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei porque contei-as… Foram sete.

Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei. Fala, meu preto-velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?

E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.

A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber…

A segunda a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que seus próprios merecimentos negam.

A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a UMBANDA, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.

A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.

A quinta, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na UMBANDA, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.

A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.

A sétima, filho notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos Médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de amparo material e espiritual.

Assim, filho meu, foi para esses todos, que viste cair, uma a uma.

About these ads
comentários
  1. Cleide Oliveira disse:

    MUito boa orientação.

  2. Janaina Peixoto de Paula disse:

    Adorei esta mensagem,obrigado!

  3. Francisco disse:

    Nao conhecia a religiao da umbanda, por meio do um trabalho de escola, que ainda estou fazendo para o dia 11/09/12, uma apresentaçao para meus colegas do 2° ano do ensino medio, pude entender mais sobre a religiao. Assim como se é muito falado, a umbanda, por meio do sincretismo de varias religioes, se pode ter varias interpretaçoes, ate o inicio de minha pesquisa, eu tinha em mente a umbanda so seçoes de macumba e magia negra voltada para o mal, peço desculpa as pessos que frequentam terreiros ou tem uma adimiraçao pela umbanda. Confesso que apos ter pesquisado e procurado a entender mais sobre a religiao da umbanda, eu me torno um grande adimirador, e vou procurar passar a mesma imagem para meus colegas, de que a umbanda nao é nenhuma religiao voltada para o mal, e sim uma grande vitoria para o povo que sofreu com a escravidao, que apos a lei abolucionista, poderam pregar e espalhar suas crenças religiosas para o resto das pessoas.

    Fica aqui todo meus respeito pela umbanda,

    Francisco.

  4. Cleide disse:

    Legal,Francisco.

    Acredito nisto,que é somente conhecendo que podemos tirar todo o véu do preconceito que existe contra as religões afro-brasileiras. Também, o grande preconceito é que a Umbanda é uma religião com forte presença afro e influência,por isso o enorme preconceito. Se fosse uma religião de origem européia,não sofreria tanta descriminação e preconceito assim. Mas, como dizia nosso mestre Jesus.” Conheces a verdade e ela vos libertará”. Cleide

  5. Jefferson Dutra disse:

    Fiquei sensibilizado com esta mensagem tocou meu coração devo continuar sempre revendo e revendo meus conseitos.

  6. ronaldo disse:

    cada pessoa tem direito de dizer o que pensa,mas nem todos tem a capacidade de dizer coisas virtuosas.Deixando claro que a umbanda nao é uma religiao que é voltada para o mal,até mesmo por que eu por curiosidade ja frequentei terreiros de umbanda e sei muito bem o que se passa dentro de um terreiro de umbanda,e vale ressaltar que isso foi uma experiência ótima.

  7. Flavio disse:

    Adorei a colocação do Preto Velho e realmente muitos mediuns só vai nos centros nos dias de festas e esquecem que tem que trabalhar, so com este trabalho podemos crecer e ajudar ao proximo para a cera de Jesus, boa sorte a todos e Deus os ajude.

  8. Rui Melo Monteiro disse:

    Muitas pessoas vao aos terreiros a procura de trabalhos pra fazer o mal. Acho isso uma falta de amor ao proximo! Por que nao fazer o bem? Eh tao simples!

  9. zaqueu JESUS é comigo disse:

    ATENÇÃO PESSOAL tudo isso nao sao coisas que leva ao homem uma vida de paz e harmonia pois tudo s pode achar em nosso SENHOR JESUS CRISTO na biblia diz que o unico que pode mudar a sua vida completamente e DEUS.
    e jesus fala que outro que tentar o imitar e do diabo o que acontece em terreiro pura maldade espiritual

    • Q nosso mestre Jesus possa abrir-lhe os olhos lhe tirando dessa cegueira meu irmão!!!

      • Cleide disse:

        Meu querido irmão Zaqueu, ninguém é cego e você meu irmão necessita urgemtemente estudar sobre as religiões. Pois, o nosso querido mestre falou. A casa de meu pai existem várrias moradas. O que existe no Céu, existe na Terra.

        Não fale coisas ou de coisas que não conhece. Ninguém na Umbanda séria, pratica o mal.Somente a caridade.

        Como também, em igreajas Evangélicas sérias,pastores nenhum pregam a hostilidade a outra religião.

        Sabe porque, na Umbanda séria, se fla de amor,misericórdia,perdão e caridade com nossos irmãos de outras religiões,porque na Umbanda séria, não importa a quantidade de pessoas que frequentam seus espações de fé e sim a qualidade.

        Diferente, de algumas igrejas cristãs que quanto mais melhor.

        Fique na Paz meu irmão e não fale nunca daquilo que não conhece,nem da Umbanda,Candonblé, Judaísmo,islamismo ou qualquer outra fé.

        Que o nosso mestre amado Jesus lhe dê a misericórdia.

        Cleide

    • israel disse:

      Deixe de ser falastrão, Jesus disse não julgues para que não sejas julgado a cerca do espiritual é melhor creditar em Deus do que ficar falando certas asneiras, quando foi que Jesus veio dizer a alguém que tal religião é certa ou errada? Concordo com tudo mas ninguém tem o direito de menosprezar alguém. Jesus disse que nós só somos salvos por fé e não por obras para que ninguém se glorie leia a Bíblia e veja com atenção só seremos salvos mediante a fé e não através de religião deixe de se preocupar com o que os outros fazem desde quando não está prejudicando você em todas as religiões quer seja umbanda ou não contém inúmeras falhas. Desculpe se isso lhe incomoda ok.

    • Luiz Pereira disse:

      Amigo Zaqueu. Pelo visto és mais um Evangélico sem preocupação de ESTUDAR aquilo que não conheçe. Ao invés de taxar religiões disto ou daquilo faça uma introspecção e veja que “seus pastores” estão praticando comércio e lucrando em nome de Deus. O que você me diz disto? Quem foi que os nomeou representantes de Deus? Não basta ter a bíblia em mãos e se achar dono da verdade. Sou Espírita estudioso da codificação Kardecista e aprendi na minha Doutrina que a primeira coisa que importa é praticar os ensinamentos de Jesus com todos seus pontos e vírgulas. Aprendemos a amar nosso próximo e a respeitar o livre arbítrio de cada um (vc. sabe o que significa isto?).
      Por outro lado, percebo que vocês tem o hábito de frequentar fóruns de religiões alheias a sua para simplesmente tecer comentários adversos. Olha, isto não é coisa de Deus, não é isto que te é ensinado, ou será?
      Não seja um ignorante moral meu amigo. Procure estudar cada religião que você apredeja, talvez isto te ensine a ser mais respeitoso moralmente e educadamente.
      Deus agradeçe.

      Muita Paz

    • Luiz Pereira disse:

      Ridícula a maneira destes irmãos manifestarem sua falta de humildade e conhecimento no que diz respeito a religiões que não seja a deles. Irmão Zaqueu, pelo nome já percebemos que você vem de uma família de PROTESTANTES, isto mesmo, protestantes, pois só existem duas vertentes amigo. Ou é Católico ou Protestante. E vejo que vocês, protestantes não chegaram a um consenso. Vejo o aparecimentos de centenas de igrejas e todas usam o mesmo livro santo para pregarem as palavras de Deus, e então me pergunto! Ora, se a Bíblia é uma só porque várias ramificações de igrejas protestantes? Mas… não precisamos pensar muito não é Zaqueu? Sua religião está sendo alvo de charlatões com codinome de “PASTORES” sustentados e mantidos por um bando de crentes que o seguem dizendo que ele é o enviado. Só que este enviado cobra pelo que ensina a vocês quando todo e qualquer ensinamento cristão deve ser gratuito entende Zaqueu. GRATUITO. Não sou Umbandista. Sigo o Espiritismo codificado por Alan Kardec, mas não divergimos de nossos propósitos que são, o respeito ao próximo e ao livre arbítrio do mesmo. A prática da caridade pura e simples, sem alardes e manifestações de orgulho por isto. Vocês deveriam respeitar algo que desconhecem e procurar estudar. O Espiritismo é para ser estudado, entendido e respeitado.. Fico muito chateado quando vejo pessoas como você que adentram em espaços alheios para tentarem elevar a sua religião como se Deus só existe para seus seguidores. O NOSSO DEUS, Zaqueu, não é o Deus da sua Igreja, é Deus da Terra, dos homens que nele acreditam, é Deus do Universo. Olha para o Céu e veja sua criação. Com certeza não foi feita somente para vocês.

    • joão luiz disse:

      acorda varão! sou evangélico,e acho que todos teem o direito de ter a sua religião,e não é vc quem deve julgar,pq vc nao começa a julgar a vc mesmo!pro céu vc vai(céu da boca da onça)kkkkkkkkkkkk

      • Cleide Oliveira disse:

        É meu irmão João. Nome de um dos apóstolo de Cristo. A cada um segundo sua obra.

        Não sou eu nem ninguém, que abrirá a sua mente para as verdades espirituais.

        Mas, falar de algo que não sabe,por favor, fique quieto meu irmão.

        Espero que o nosso querido mestre e Senhor Jesus te abençoe e te proteja,como também te oriente.

        Fique na Paz.

        Cleide

  10. Carla disse:

    Sou apaixonada por Pretos Velhos e por esta religiao.

  11. Rodolfo disse:

    O Zaqueu não sabe o que fala, vamos ter com ele a paciência e a sabedoria dos Pretos Velhos. Podemos creditar que parte deste tipo de pensamento e efeito da ignorância, e da falta de estudo que imperam na maioria dos ditos praticantes de todas as religiões, e o outro quinhão e culpa de nos mesmos irmãos Umbandistas, que muitas vezes mistificamos, deturpamos e nao esclarecemos a Umbanda para a comunidade em que estamos inseridos. Afinal, quem já não ouviu alguns Umbandistas falarem coisas como: “vou fazer uma macumba hoje” ou “vou botar seu nome no pé do Exu”. Isso sem falar nos famosos “trabalho com Vovo….e trago a pessoa amada em 7 Dias”. Ou seja, coisas como esta fazem com que desinformados como o Zaqueu fiquem cada vez mais cegos, pouco esclarecidos e cada vez mais ignorantes.

  12. Valdeci Soares disse:

    Salve as almas!
    Dia 13/05/13

  13. Julio C. Vaccari disse:

    Realmente a cada dia gosto mais e mais da Umbanda, esta que eu pratico e que muitos praticam, que não cobra nada de ninguém, não fala das outras religiões e sim procuram ajudar seu semelhante, em perfeita armonia com nossos mensageiros, é claro que não somos perfeitos Rodolfo, mas a cada dia que passa é nossa obrigação procurarmos errar menos, e hoje meu caro Zaque que tu tenha as bençãos e a bondade dos pretos velhos em teu coração, podes ter a certeza que isto não te fara mal algum.
    Salve o povo de Umbanda, salve os caboclos e prestos velhos. Saravá Meu Pai!

  14. Umbanda, Pretos Velhos são maravilhosos e quanto nos orientam em nossas dificuldades. Salve os Pretos Velhos.

  15. Nasla richene silva disse:

    Palavras tao coerentes,profunfas e de uma analise inighalavel na literatura terrena sobre comportamento humano.salve os pretos!

  16. RITA DE CASSIA GUEDES disse:

    SOU NETA DE ESCRAVO AMO A MINHA VO, MAS AMO MUITO MINHA VOVO CATARINA PRETA VELHA SABIA,FALA MANSA,PALAVRA DOCES E SABIA.SALVE VOVÓS,SARAVA MEUS PRETOS VELHOS

  17. josé disse:

    Olá a todos sou umbandista e trabalho na umbanda a um bom tempo nessa caminhada aprendi que todos tem seu livre arbtrio zaqueu você tem que cuidar mais da sua vida e parar de criticar a umbanda nao é porque você vai na igreja evangelica que você e melhor que os outros afinal quem é você para criticar e ja percebi que vocês evangelicos zaqueu fala mais no diabo do que em deus e além disso vocês ficão emchendo a bunda do pastor de dinheiro você pode ter certeza que oxalá vai mudar você ainda fique com deus

  18. RENATE disse:

    LAMENTAVEL COMO EXISTE PESSOAS COM POUCO CONHECIMENTO E AINDA PENSA QUE SABE MAIS QUE OS OUTROS, SINTO MUITA PENA E ESPERO QUE DEUS PERMITA QUE ESTE INDIVIDUO CONSIGA EVOLUIR UM POUCO MAIS SE PREOCUPANDO COM SEU PROPRIO CONHECIMENTO , OU PELO MENOS QUE TENTA

  19. Anelise Aparecida Chaves disse:

    Parabéns pela sua tao bem colocada resposta.
    Anelise

  20. joaoneves disse:

    E isso ai tds deveriam ser mais humildes,fazer sempre o bem sem olhar a quem.o amor costroi.salve os pretos velhos(adorei as almas).

  21. teresa disse:

    eu gostaria de entender melhor a umbanda,pois ela aquece meu coraçao

  22. Edineide alves disse:

    eu adorei esse relato do preto velho é uma mensagem,linda.

  23. JAILDA ARAGAO disse:

    EU JAILDA ARAGAO;ADOREI LER AS SETE LAGRIMAS DE PRETO-VELHO, MUITO LINDO ESTOU EMOCIONADA JUSTAMENTE HOJE AS 00H 10M 13-05-2014

  24. robelei disse:

    oque quer dizer lima da justiça?

  25. junior disse:

    salve os pretos velhos

  26. gerson disse:

    Hj vou pela.primeira vez a um Centro de umbanda
    Pois já a dias algo está me chamando durmo pensando trabalho pensando nisso .. Parece q tem algo alguém me chamando já tive sonhos senti. O gosto de caximbo na boca …por isso vou ! Tem alguma coisa lá q está me aguardando mais não sei oq é

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s