6 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DA UMBANDA

Publicado: 27/02/2009 em Estudo 1 - UMBANDA - Conceitos Básicos

 

Muitos ignoram certas verdades sobre a Umbanda e a julgam apressadamente, sem conhecer seus ideais, gerando todas as dificuldades e o preconceito que ela vem enfrentando, isso por culpa de alguns dirigentes de terreiros que por também, muitas das vezes, não conhecerem estas verdades, manipulam e enganam seus seguidores e a si mesmos, julgando estarem praticando a Umbanda quando na realidade são meros instrumentos de "entidades" ou espíritos que não tem o mínimo de conhecimento das questões espirituais. Quando também não se deixam levar por sua vaidade pessoal e na maioria das vezes são mal informados sobre a origem e a verdadeira natureza da Umbanda, o que os leva a confundi-la com os Cultos de Nação ou com o Espiritismo.

O próprio umbandista acaba sendo também um dos grandes culpados por disso, por a Umbanda manifestar-se na maioria das vezes por pessoas simples, de uma fé menos exigente, é o que as tornam com mais facilidade, vítimas dos pretensos sábios e donos da verdade. O adepto não buscando esse conhecimento mais aprofundado sobre sua religião, foi deixando que a ela recebesse essa marca, esse rótulo, contribuindo para o aumento do preconceito contra seus     rituais, seu vocabulário e seus costumes. Também devido às grandes manifestações de sectaristas religiosos1, que preferem julgar antes e, talvez, conhecer depois, víamos e ainda vemos, o crescimento desse preconceito,

A Umbanda é um movimento muito forte no mundo espiritual, e seus mistérios vêm sendo revelados de forma velada, onde o adepto vai tomando conhecimento sobre os mesmos através de seus mentores espirituais, os Orixás, aos quais devemos dedicar todo o mérito dos trabalhos, e também no dia-a-dia de sua dedicação, desenvolvendo e solidificando seus conhecimentos sempre baseados na Lei da Verdade, do Amor e da Caridade.

Os fundamentos da Umbanda variam de acordo coma vertente que a pratique, mas existem alguns conceitos básicos que são encontrados na maioria das casas e assim podem, com certa ressalva e cuidado, ser generalizados para todas as formas de Umbanda. São eles:

 

·           A existência de uma fonte criadora universal, um Deus Supremo, chamado Olorum ou Zambi;

·           O culto aos Orixás como manifestações divinas, onde cada Orixá se confunde com um elemento da natureza do planeta ou da própria personalidade humana, em suas necessidades, construções de vida e sobrevivência;

·           O mediunismo como forma de contato entre o mundo físico e o espiritual, manifestado de diferentes formas;

·           A manifestação das Entidades, ou Guias, espíritos ainda em processo de evolução, para exercerem o trabalho espiritual incorporado em seus médiuns, organizados em planos e/ou linhas de evolução;

·           Uma doutrina, uma regra, uma conduta moral e espiritual que é seguida em cada casa de forma variada e diferenciada, de acordo com suas raízes, que existe para nortear seus trabalhos;

·           Tem como fundamento básico de seus rituais: o uso do branco, não cobrar pelos trabalhos, não matar e não utilizar o sacrifício de animais

·           A obediência aos ensinamentos básicos dos valores humanos, como: fraternidade, caridade e respeito ao próximo e por si mesmo. Sendo a caridade uma máxima encontrada em todas as manifestações existentes;

·           A crença na imortalidade da alma;

·           A Crença na reencarnação e nas leis kármicas;

 

Devido a Umbanda ser uma doutrina espiritualista como o Espiritismo, o Catolicismo, o Esoterismo, justifica o fato de haver entre ela diferenças essenciais entre seus templos, que lhe dão características próprias. É resultante natural da fusão espiritual das raças branca, índia e negra.

Podemos observar em conversas entre Umbandistas é que muitos querem impor seu culto aos outros, achando que somente a sua Umbanda está correta. Alguns querem enfiar o africanismo goela abaixo dos demais, outros querem a todo o custo impor que o Espiritismo é a base mais correta, alguns querem convencer os demais que a Umbanda de Saraceni é a correta ou ainda que a Umbanda de Zélio é a única e verdadeira. Querem transformar a religião num grande campeonato onde um grupo é melhor que o outro. e a paixão elimina a razão.

Devemos tentar ver a umbanda como uma religião criada pelo mundo espiritual, onde se aproveita os bons exemplos das diversas religiões, que com o passar do tempo vem se aperfeiçoando, por isso cada vez mais vemos a aglutinação de novos adeptos justamente por ela seguir os ensinamentos dos grandes mestres da humanidade que pregaram o amor, a caridade, a tolerância, a humildade e o fazer o bem sem importar-se a quem.

Nossa Religião foi cuidadosamente desenvolvida pelo Mundo Espiritual para trazer evolução aos médiuns participantes e um alento aos seres encarnados que necessitam de uma palavra amiga, um consolo de paz, de esperança e perseverança.

Nunca uma Entidade nos transmitiu qual a Umbanda é a correta, qual a Umbanda é a mais eficiente, qual a Umbanda é a verdadeira, sempre nos dizem que devemos ser médiuns dedicados e que devemos sempre estarmos preparados para ajudar ao próximo, buscando zelar pelo bom nome de nossa Religião, sem esperarmos retribuições de quaisquer formas que não sejam o reconhecimento do mundo espiritual.

Acreditamos que todas as Umbandas são corretas desde que sejam praticadas com dedicação, amor e humildade. Umbanda é uma só, ela é a religião do presente e do futuro e a medida que os não simpatizantes vão conhecendo sua beleza e sua simplicidade, seus corações serão envoltos pela magia do amor, da caridade, da humildade e da fé, dissipando assim todas as discriminações que hoje ela ainda sofre.

Devemos estar sempre atentos e continuar buscando o máximo de conhecimento, para podermos nos esclarecer e assim ajudar tirar essa visão deturpada que a maioria das pessoas tem em relação aos rituais sagrados da Umbanda. Só assim estaremos dando mais um passo para o crescimento e o fortalecimento de nossa religião.

 

1-       Sectarismo Religioso: São grupos de pessoas fanáticas que defendem obstinadamente seu ponto de vista, com uma posição extremista e antefraterna.

About these ads
comentários
  1. estela disse:

    Descobri a pouco a Umbanda,e como a maioria confundia a própria com rituais macabros…amei os fundamentos da umbanda…mas….tenho medo das forças espirituais e o quanto envolvente são os espiritos,como domininam e nos envolve.No mas,estando sobre o controle Deus e logo após o ser humano,acho lindo o trabalho de caridade dos umbandistas…

  2. Maria Eduarda disse:

    estou começando a estudar a Umbanda agora, achei esse texto muito bom e explicativo.
    obrigada.

  3. CLAUDIA disse:

    Olá, adorei o texto. A Umbanda para mim é tão importante quanto respirar, comer . . . Ter encontrado (ou reencontrado) a Umbanda foi um dos melhores acontecimentos da minha atual vida (reencarnação). Parabéns a todos colaboradores!!!

  4. Jurema Trentino disse:

    O texto deixa bem claro, a umbanda é uma religião onde devemos praticar a pura caridade sem ostentação e sem interesse financeiro. É uma pena que ainda existe muitas pessoas charlatans que gosta de aproveitar da inocência alheia, mas de uma coisa pode ter certeza, quem sai perdendo é o próprio medium que engana e ele terá que responder por isso talves nessa ou em outra reencarnação.
    Obrigada por vcs esclarecerem essas dúvidas aos leitores interessados a aprender e compreender a umbanda…bjus à todos.

  5. Sou budista a 15 anos é tive a oportunidade de conhecer uma pessoa maravilhosa que me ensinou o que é a umbanda, no simples momento de sua existencia.
    A umbanda pelo que pude notar é uma linda religião, que pena que muitas pessoas sem entendimento espirituais não consegue entender e nem pratica-la.
    Mas me sinto um pouco umbandista e estou amando esta experiencia de vida, e acredito nos orixas, pois o mundo é regido e sempre será regidos por Deus em 2º lugar os orixas, não tenho duvidas disto.
    Mais aqui fica meu agradecimento pela umbanda existir, e lutar contra os mal feitores e pessoas sem fé que tentam denegrir a imagem da umbanda.
    Que Deus ilumine a todos e nos de força para lutar a favor da humanidade carente que sofrem com as injustiça humana ou melhor dizendo desumanas.
    ATT: Margareth Rio de Janeiro.
    Fiquem na “PAZ”.

    • cibele aparecida disse:

      que bom flor que voce entende o que é a umbanda é muito dificil ver que as pessoas criticam a umbanda sem menos conhece-la.abraços

  6. cibele aparecida disse:

    eu conheci a umbanda a algum tempo, e desde o primeiro dia em que fui, ja me encantei por essa religião maravilhosa,porque nela eu encontrei a paz e tudo o que as pessoas precisa,que é o amor ao proximo a caridade.
    axe a todos!

  7. Daniel Conceição disse:

    Parabéns!

    Sábias palavras. Se buscarmos a evolução Espiritual com pureza e Fé, essas competições de essência mundana cairão por terra.

  8. Estou frequentando uma casa boa, mas o estrelismos das pessoas e o infiltramento de alguns com suas manias nada delicada e ponderadas, por motivos de fraqueza por parte dos cabeças da casa ,que rebem todos de uma humildade fantastica e reparadora, fazem que o comando do trabalho seja direcionado as estrelas e não a pessoas desenvolvidas corretamente.gostaria de receeber comentarios sobre esses fatos. Obrigado, estou no aguardo.

    • E complicado Castor falar sobre o assunto, pois cada casa é reflexo de seu dirigente e de suas raízes, se está acontecendo isso é por falha e falta de direção e de comando dos mesmos!!! Se caso não esteja se sentindo bem ou não esteja recebendo as devidas atenções dos seus dirigentes, sugiro q procure outra casa.

  9. lukas disse:

    ta massa

  10. elivelton s pires disse:

    as caridades dos umbandistas são excelentes pena que não conseguem ver a verdadeira realidade por detrás disto…

  11. Jair disse:

    Acredito q a umbanda é uma das ferramentas mais verdadeiras de qd se fala em amor,paz e felicidade. O que precisa é nós q estamos sempre em busca do equilibrio de paz e serenidade, é estar mostrando que a umbanda bem praticada com humildade e muita transparência iremos cada vez mais aumentar a credibilidade da nossa religião com os nossos seguidores.

  12. Bruno Leandro disse:

    Parabéns aos idealizadores deste blog. Toda boa ação que contribui para que as pessoas entendam que toda religião é geradora de luz, sempre será bem vinda neste mundo de Deus.
    A umbanda é uma religião linda e muito tenho aprendido com ela. Em muito tenho sido auxiliado pelos grandiosos orixás e pelos guias que me acompanham.
    Tive muita resistência para aceita-los, em especial os exus, mas hoje compreendo bem melhor a presença destes na minha vida e aprecio de todos estes trabalhadores do astral.
    Sei que se tivesse recebido estes esclarecimento mais cedo, creio que este processo teria sido facilitado… teria sido ainda mais suave… e por este motivo vejo que este blog, em muito pode ajudar a desembaralhar e desconfundir a cabeça dos novos adeptos, de admiradores ou apenas daqueles que têm curiosidade de entender a nossa umbanda.
    Parabéns a todos vocês que trabalham para manter este espaço virtual ativo!
    Que O Grande Pai os abençoe e não deixe a chama do amor ao próximo se apagar no coração de vocês!!!!

  13. Gessí Reis disse:

    Parabéns pelo blog!! Gostei muito da orientação.

  14. WILCARLEY disse:

    Só existe um DEUS o criador dos ceus e da terra , religião é JESUS CRISTO que nos religa a DEUS .

  15. Cristiane Machado disse:

    Gostei muito da matéria,gostaria de saber se os médiuns da umbanda fazem trabalhos para as entidades e montam casas de exus com comidas!

    • Bom dia Cristiane.. isso depende muito da Casa que ele pertença e seus preceitos doutrinários!!! Não existe uma cartilha única na Umbanda e por ela ser uma religião baseada em preceitos de várias outras (Cristianismo, Candomblé, Espírita e Religião Nativa) depende muito da mistura q se faz.

      Axé.

  16. Mauricio disse:

    Belíssimo texto, parabéns! Para mim, que estou começando agora a conhecer os caminhos da Umbanda, fica clara a intenção de divulgar a verdadeira natureza da religião, uma doutrina de amor, fraternidade e caridade. Como muitos outros, também estou quebrando as barreiras do preconceito e descobrindo essa nova espiritualidade, e admirando cada vez mais a Umbanda. Felicidades e luz a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s