13 – UMBANDA – Mitos e Realidades

Publicado: 27/02/2009 em Estudo 1 - UMBANDA - Conceitos Básicos

 

Texto extraído do Livro "Umbanda – Mitos e Realidades" de Iassã Ayporê Pery.

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Podemos observar que as pessoas que procuram a Umbanda o fazem, em sua maioria, para resolverem problemas de ordem material, exigindo um resultado imediato,e quando não encontram creditam no Terreiro ou ao Dirigente e Médiuns, quando não a própria Umbanda, o motivo do seu fracasso.

Por que isso acontece? Acreditamos que a culpa disso seja dos próprios umbandistas que não esclarecem que a Umbanda é uma religião digna e nobre como todas as outras, se omitem ou são os primeiros a dar “oferendas” para obterem favores materiais das Entidades.

Por outro lado, sabemos que a Umbanda lida com vários elementos e uma variedade enorme de espíritos, e também que ela tem a capacidade de penetração nos mais variados campos do Astral, conseqüentemente, havendo merecimento e empenho, muito problemas acabam realmente por ter uma “solução mais rápida”, mas somente aos que merecem e o fazem por merecer.

Qual é o mistério da Umbanda? Amor e Caridade, pura e simplesmente. A ritualística que cada terreiro de Umbanda segue, somente serve como um leque de possibilidades para os diversos anseios de culto de cada um. Na verdade, quem procura um Terreiro de Umbanda deveria apenas se preocupar se ela é séria, se não cobra consultas e trabalhos e se tem como objetivo principal a caridade e o Amor ao próximo. Essa é a verdadeira Umbanda.

Sabendo que temos por obrigação sempre buscar o “por que” das coisas e não ficarmos satisfeitos com repostas do tipo “isso é assim porque é” ou “isso é um mistério da fé”, vamos aqui tentar elucidar algumas dúvidas que encontramos por parte da maioria dos freqüentadores e alguns médiuns de Umbanda. Serão perguntas e respostas que escutamos freqüentemente nos terreiros ou fará deles. Não julguem a qualidade das perguntas, porque se pra você a pergunta é simples ou boba, para outro poderá não ser. As respostas sim são simples porque assim é a Umbanda. Então vamos lá:
 
1. Pode uma pessoa praticar o mal sob influencia de espíritos?
Sim pode, tanto quanto pode praticar o bem, também influenciada pelos espíritos. Mas estejam certos de que para que as influencias negativas ou positivas atuem em nossas vidas devemos estar sintonizados com tais vibrações.
Portanto orai e vigiai. Você tem seu livre arbítrio e é o único responsável pelas companhias que atrair, tanto carnais como espirituais, e que permitir atuar em sua vida.
 
2. Todos somos médiuns?
Todos nós somos sensitivos, mas alguns em um grau mais elevado que o outro. Esses diferentes níveis de sensibilidade podem ser compreendidos com diversas formas de mediunidade que está liga a missão que o individua tem aqui na terra. Alguns são médiuns de incorporação, outros intuitivos, videntes, audientes, de efeitos físicos, de pisocofonia e de psicografia, todos passíveis de desenvolvimento de acordo com o livre arbítrio de cada um.
 
3. O Médium quando está incorporado sabe tudo o que está acontecendo e o que a pessoa está falando com a Entidade?
Normalmente sim. A grande maioria dos médiuns é consciente ou semiconsciente como falam, ou seja sabem o que está acontecendo mas não tem ingerência sobre as atitudes da entidade.
Normalmente logo após a consulta o médium ainda lembra de alguma coisa, que vem como “flash”, mas logo depois vão esquecendo aos poucos. Somente médiuns inconscientes é que não sabem o que se passou durante uma consulta, mas é muito raro este tipo de mediunidade.
Mas se a sua preocupação é se você pode conversar qualquer assunto com a entidade que o médium não vai contar pra ninguém, isso aí dependerá da índole do médium e da Casa que ele trabalhe, mas não se preocupe, pois o princípio básico de uma casa de Umbanda séria é o sigilo em respeito às consultas e o respeito com os problemas de cada um.
 
4. Se uma pessoa tem que trabalhar mediunicamente e se a mesma não entrar para um Centro ela poderá receber um guia ou entidades na rua, em casa, no trabalho ou em outro lugar?
Não. Uma Entidade Guia ou Protetora “de Luz” não irá de forma alguma expor a pessoa ao ridículo ou a situações constrangedoras incorporando em lugares públicos. O fato é que se a pessoa é médium, e tem como missão trabalhar mediunicamente e opta por não desenvolver sua mediunidade isso não faz com que ela deixe de ser médium. O que acontece é que sua mediunidade ficará embrutecida e desamparada expondo a ação de espíritos trevosos que poderão, esses sim, manifestarem em locais públicos colocando a pessoa em situações embaraçosas e de risco.
A Umbanda ou outra religião qualquer serve para nosso crescimento moral e espiritual e como um elo de religação com Deus, freqüentar ou participar ativamente de uma deve ser uma opção particular de cada um e não uma imposição.
Devemos saber que pelo fato de termos uma mediunidade mais aflorada nos torna imãs, atraindo toda e qualquer energia que estiver nos ambientes aos quais freqüentarmos, o desenvolvimento dessa mediunidade, se faz necessário para aprendermos a lidar com essas energias e controlar as manifestações e termos a oportunidade através do trabalho mediúnico de resgatarmos nossos kármas e compromissos assumidos antes de reencarnarmos.
Negar e fugir disso não nos levará a nada, é claro que existem outras formas de praticarmos a Caridade, trabalhar mediunicamente deve ser uma opção e não uma imposição. Cada um com seu Kárma, missão e vontade.
 
5. É verdade que a pessoa que entra para trabalhar na Umbanda não pode mais sair, porque atrasa a vida?
Não, não é verdade. Como também não é verdade que a vida da pessoa em questão vai pra frente se ela entrar para a Umbanda.
O que ocorre é que ao entrar para a corrente de um terreiro de Umbanda a pessoa passa a dar vazão e a desenvolver sua mediunidade, assume compromissos e responsabilidades, se tranqüiliza e se harmoniza vibracionalmente e evolutivamente, ou pelo menos deveria.
O “atraso na vida” da pessoa ocorre porque ela deixa de se equilibrar, evoluir e fazer caridade. Conseqüentemente ela deixa de ter tranqüilidade para resolver até o mais simples dos problemas. Mas isso ocorre porque a pessoa saiu do Terreiro, mas não deixou de ser médium e continua recebendo influência do Astral. E se ela não continuar com suas responsabilidades em ter uma vida regrada, de conduta ilibata e não praticar a caridade de alguma forma, receberá maior influencia do Astral inferior, segundo a Lei das afinidades.
Que fique bem claro que não é o ingresso da pessoa ou a sua permanência na Umbanda, ou qualquer outra religião, que fará com que a vida da pessoa “ande pra frente” ou que todos os problemas dela se resolverão. Temos que ter a consciência de que é a sua conduta moral, seu desejo de praticar a caridade, de ajudar ao próximo, de buscar sua evolução é que será determinante se ela vai melhorar ou não, é uma questão de merecimento pessoal. A Umbanda através de um Terreiro sério lhe dará a oportunidade, o conhecimento e o meio, cabe a pessoa abraçar ou não.
 
6. É, mas uma vez eu ouvi um médium dizer que se ele abandonasse as entidades o castigariam? Isso é verdade?
Não, a entidade não faria isso. Certamente era o médium que em suas limitações de conhecimento entendia assim. Na verdade o que muito provavelmente aconteceria, se fosse em um Terreiro sério e com entidades sérias, a Entidade faria era aconselhar e alertar o médium quanto ao perigo que ele estaria sujeito ao abandonar a Umbanda ou seu compromisso mediúnico.
Entidade Protetora ou Guia, não bate ou castiga seu médium, ela respeita a sua opção e o livre arbítrio que lhe foi outorgado por Deus. Ele não tem ingerência sobre isso.
Como dito anteriormente, o médium ao se afastar do seu compromisso mediúnico ou do terreiro, não deixa de ser médium por isso, de acordo com o que faça da sua vida a partir daí é o que vai justificar sua nova condição, se fizer coisas boas continuará recebendo boas influências, mas se levar uma vida desregrada receberá influências negativas ou ruins.
A Umbanda, tão pouco seus guias e protetores, não têm função de nos punir e sim de orientar e amparar.
 
7. O que é um “guia de frente”?
É a entidade que chefia a coroa do médium, é representante direto de seu Orixá Regente. É responsável em comandar todas as entidades e guias que trabalhem na coroa do médium ela traz as orientações e ordens diretas do Orixá Regente. São também conhecidas como mentores. Em alguns terreiros pode ser também um Preto-velho ou um Caboclo.
 
8. Pode duas ou mais pessoas receber entidades com o mesmo nome?
Certamente que sim. Aliás isso é bastante comum de acontecer da mesma maneira que encontramos pessoas com o mesmo nome.
Podemos observar várias entidades se identificando como: Caboclo Rompe Mato, por exemplo, isso não quer dizer que é a mesma entidade ou o mesmo espírito, e sim entidades que trabalham em um mesmo campo vibracional.
Na verdade se paramos para pensar realmente, o nome é o menos deve importar, mas sim o grau de comprometimento com a caridade.
 
9. Como é o desenvolvimento de um médium Umbandista?
Embora esta questão seja bastante específica e a resposta varie de terreiro para terreiro, como a maioria das questões sobre ritualística e fundamentos, vejamos alguns pontos que devem ser observados.
a) É fundamental uma avaliação minuciosa do médium com relação a Umbanda e suas próprias aspirações. É de suma importância que ele esteja certo de que é isso que deseja para si e para sua vida, que entenda que a Umbanda é uma religião que o ajudará na sua evolução através da Caridade e não é para resolver seus problemas.
b) A casa que ele escolher para realizar este empreendimento deve estar o mais próximo do que ele acredite, entenda e queira para si. É fundamental que seja uma casa séria e comprometida com a caridade, ou seja, que seja realmente de Umbanda.
c) As diferentes ritualísticas da Umbanda servem exatamente para atender as diversas aspirações. Por isso antes de qualquer coisa ele deve freqüentar a assistência assiduamente, observar, envolver-se e estudar até ter certeza que ali é o seu lugar.
d) Cada casa tem um critério para se fazer parte da corrente, procure saber qual é. Ao entrar para a corrente deverá seguir rigorosamente as orientações do Dirigente e da Entidade chefe ou das pessoas a sua ordem.
e) Entender que nãos será umbandista dos portões para dentro do terreiro, mas sim de coração, corpo e alma. Deverá dedicar-se, educar-se, doutrinar-se seguindo as orientações recebidas, que sua conduta moral deverá ser constantemente vigiada.
f) Participar de todas as seções que esteja, abertas aos médiuns novos, estudar e se dedicar com afinco, buscando sempre melhorar seus pensamentos, desejos e vontades. Buscar constantemente a evolução espiritual e moral, para assim poder preparar o seu corpo e mente para ser um bom instrumento para as Entidades Protetoras e Guias.
Buscar tudo isso irá facilitar a incorporação e o desenvolvimento de sua mediunidade, se entregue de corpo e alma, sem medo. É essencial lembrar que é um momento de adaptação, onde tanto médium quanto entidade estarão se afinizando. Não tenha pressa, o tempo que você levará para incorporar, dar passes, dar consultas, só dependerá de você mesmo, de sua dedicação empenho e preparo seguindo as orientações que lhe forem passadas.
 
10. É verdade que homens que trabalham com entidades femininas são Gays ou podem se tornar?
Não, não é verdade. O que determina a preferência sexual de uma pessoa é ela mesma e não a entidade, aliás ninguém tem ingerência sobre este assunto, isso é um pensamento machista e preconceituoso, a Umbanda não coaduna com pensamentos retrógrados. Ninguém vira ou se torna homossexual, ou ela é ou não é, isso é uma característica dela e deve ser respeitado O médium é um medianeiro, um aparelho para a espiritualidade trabalhar pela expansão da caridade, assim sendo a entidade não interfere na personalidade do médium, senão todos que incorporarem Ogum serão guerreiros, e quem trabalha com todas as linhas sofre de personalidades múltiplas. Então se for assim mulheres também não podem trabalhar com entidades masculinas pois se tornarão lésbicas.
Temos que mudar esta mentalidade e acabar com o preconceito dentro dos Terreiros. A Umbanda tem lógica e coerência, o que deve realmente interessar não é a preferência sexual do indivíduo, mas o quanto de caridade e amor a pessoa tem para fazer e dar, o quão dedicado a espiritualidade ela o é, e o quão envolvido com o astral superior ela esteja.
 
11. Como funciona a hierarquia dentro de um terreiro de Umbanda?
Dentro de um terreiro de Umbanda deve existir organização e disciplina. E para manter essa organização e disciplina deve existir também um sistema hierárquico. Alguns Terreiros dividem-se em parte administrativa e espiritual.
A parte administrativa funciona como uma associação normal, com Presidente, Tesoureiro, Secretários e outros cargos que possam vir a serem úteis na composição de seu estatuto. Já a parte espiritual é comum ser dividida da seguinte forma:
a) Babalorixá e Ialorixá: São os Dirigentes do terreiro, o Sacerdote (Babalorixá) ou a Sacerdotisa (Ialorixá). É o Responsável espiritual por tudo que acontece nas gírias, antes, durante e depois. São também chamados de pais e mães-de-santo. Eles têm a função de cuidar e zelar espiritualmente do Terreiro e dos médiuns, orientar e dirigir os trabalhos abertos e fechados ao público. São os responsáveis em fazer cumprir as diretrizes estabelecidas pelo astral superior.
b) Pai Pequeno e Mãe Pequena: São as segundas pessoas na hierarquia de um terreiro. Tem como função auxiliar e substituir quando necessário o Babalorixá e a Ialorixá. Outras funções específicas variam de terreiro para terreiro.
c) Médiuns de Trabalho: São os médiuns que trabalham incorporados, cujas entidades já dão consulta e já passaram por todos os preceitos do terreiro, que também variam de Terreiro para Terreiro.
d) Médiuns em Desenvolvimento: São Médiuns que como o nome já diz, estão em desenvolvimento, ainda não passaram por todos os preceitos da casa. Em alguns Terreiros ele podem dar passes, já incorporam uma ou outra linha de trabalho, mas não são autorizados a dar consultas. Estão sendo preparados para tornarem médiuns de Trabalho. Ajudam no auxílio as entidades incorporadas.
e) Cambonos: São os responsáveis para auxiliar as entidades, esclarecer a assistência quanto as obrigações passadas, coordenar a entrada da assistência nas consultas e passes.
f) Curimbeiro, Tabaqueiro ou Ogã: É a pessoa responsável pela puxada dos pontos cantados e bater ou tocar o atabaque, quando utilizados pelo Terreiro. Sua função é a de ajudar na evocação das entidades e auxiliar a manter a agrégora positiva da Casa durante as seções.
Deixemos bem claro que todas as funções são importantes dentro da organização de um Terreiro e nenhuma é melhor ou pior que a outra, o respeito e a disciplina deve sempre ser elementos básicos da convivência entre todos, deve-se tomar muito cuidado com a vaidade e a inveja, sentimentos que devem ser sempre repudiados por todo e qualquer umbandista.
 
12. O que pode ou não dentro dos rituais praticados nos Terreiros serem considerados de Umbanda?
Podemos observar a enorme confusão que as pessoas fazem em relação ao que faz ou não parte dos rituais da Umbanda e o que faz um terreiro serem considerados de Umbanda.
Em primeiro lugar a premissa básica para que se determine que um terreiro seja UMBANDA é a caridade que se pratica no local. Não podemos confundir fundamentos com elementos de rito ou culto. Em primeiro lugar é fundamental estabelecermos algumas premissas básicas para o perfeito entendimento a respeito da diferenciação do que seja “fundamento” de “elemento de rito”.
Fundamento: é tudo que existe velado ou não, dentro do terreiro que “fundamenta” e direciona seus trabalhos. Estabelece suas linhas de força trabalhada e cultuada, assim como a missão da Casa. Ou seja, interfere e determina o resultado final dos trabalhos realizados. É estabelecido pelos Dirigentes espirituais. Exemplo: firmezas ou pontos de força estabelecidos no Gongá.
Elemento de Rito: é tudo que existe, velado ou não, presente ou não, que não interfere no resultado final dos trabalhos e nem na missão da Casa. É estabelecido pelo sacerdote.
Entendido isso vejamos então o que determina realmente se um terreiro é de Umbanda ou não?
a) Na umbanda o atabaque é elemento de rito, ou seja, a presença ou não do atabaque NÃO interfere no RESULTADO final do trabalho. A gira pode ficar, e fica mesmo, mais alegre, mais “vibrante”, mas o resultado final é o mesmo. As entidades incorporam e fazem seu trabalho da mesma maneira.
b) As roupas (saias rodadas, etc.) são elemento de rito, o fato de serem brancas é que é fundamento, ou seja, se as mulheres trabalham com “baianas” rodadas ou sem roda, ou de jalecos não interfere no resultado final do trabalho. As roupas coloridas podem ser usadas em giras festivas. Vai da preferência do sacerdote.
c) Sacrifício de animal não é fundamento e muito menos elemento de rito da umbanda, entretanto é e tem fundamento em outras religiões.
 
Esses simples exemplos servem apenas para ilustrar, pois é tão fácil e simples saber ou detectar se um terreiro é de umbanda ou não. Há caridade? Não há cobrança por trabalhos, consultas ou passes? Não há sacrifício de animais? Então é umbanda. Fácil, não? O resto, ou quase tudo, é elemento de rito.
 
13. Qual a necessidade ou a importância do uso de roupas brancas?
A “Roupa Branca” usada pelos médiuns nos rituais de Umbanda, deve ser tratada de maneira especial e usada exclusivamente para este fim.
Ela representa a pureza e a simplicidade, além do branco ser uma cor que absorve a vibrações mas não as retém.
 
14. Qual o objetivo dos banhos de ervas?
Tem ervas que são para descarrego, outras para energização e outras com ambas as funções, outras simplesmente preparatórias para algum tipo de trabalho.
Dependendo da necessidade o médium ou o consulente, tomará seu banho de ervas objetivando sempre uma boa harmonização com as forças da natureza, para a consecução dos objetivos propostos.
Os banhos de ervas necessitam de uma ritualística preparatória e não devem ser tomados indiscriminadamente, só devem ser tomados sob orientação da Entidade ou do Dirigente do Terreiro ou de pessoas a sua ordem, pois sem o conhecimento específico do problema e do objetivo a ser alcançado, o banho pode ter efeito contrário. Por exemplo se a pessoa tiver agitada demais não deverá tomar banho de ervas Ogum ou Iansã, pois poderá ficar mais agitada ainda.
 
15. Porque batemos a cabeça no gongá?
O “bater a cabeça” é um gestual que representa humildade e respeito, é uma ato de oferecimento de seu Ori (coroa), de reverencia e agradecimento à Coroa Regente da Casa e de pedido de benção.
 
16. E os colares na Umbanda?
Os “colares”, os quais chamamos de “guias”, são utilizados para auxiliar fixação da vibração do Orixá e tem a função de atração ou proteção.
Utilizar ou não, a quantidade de contas e quanto o tipo varia de Terreiro para Terreiro conforme a orientação da Entidade Chefe ou do Dirigente. Mas elas não devem ser compradas, pois devem ser preparadas pela própria pessoa segundo os preceitos de cada casa.
 
17. Na Umbanda não existe sacrifícios de animais? Mas já vi terreiros que praticam esses rituais, então eles não são Terreiros de Umbanda?
Não, não são terreiros de Umbanda. A Umbanda anunciada e fundada como culto pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas não tem a prática de sacrificar animais.
O que precisa ficar bem claro é que Terreiro que pratica sacrifícios de animais, seja para iniciações, descarrego, oferendas ou qualquer outra coisa, não é um terreiro de Umbanda, mas sim outra forma de culto que não nos cabe discorrer sobre.
 
18. Porque fazer firmeza para Exús e Pombas-gira?
Exús e Pomba-giras são nossos guardiões e defensores dos ataques do astral inferior. Ao fazermos firmeza para eles estamos fornecendo pontos de energização e fixação de energia que visam a facilitar este trabalho.
 
19. Como é o trabalho de um Exú e uma Pomba-gira?
Como já vimos Exús e Pombas-gira trabalham para nossa defesa e proteção. Atuam nas regiões umbralinas ou onde sua presença se fizer necessária. São verdadeiros soldados do astral envolvendo os trabalhos de defesa com sua energia equilibradora.
 
20. Qual é a importância de uma gira de Exús?
As giras de exus servem para expurgar, descarregar, encaminhar, limpeza do terreiro, dos médiuns e de todos os trabalhos de desobsessão do mês.
Servem também para oportunizar a estas entidades maravilhosas, através da incorporação e da consulta, sua evolução e na busca de conselhos de assuntos mais de terra.
Não podemos esquecer que eles é que dão o primeiro combate contra as forças trevosas, são eles que nos defendem, que representam e levam as ordens dos enviados de orixás aos níveis mais baixos da crosta, são eles os executores dos kármas, que limpam, descarregam e atuam como elementos magísticos no desmanche de trabalhos de magia negra.
 
21. Porque algumas entidades na Umbanda bebem e fumam?
A Umbanda, seus médiuns, os espíritos que nela trabalham e, em particular, os espíritos que trabalham na linha de Exu são alvos de muitas críticas devido ao uso da bebida alcoólica e do fumo durante seus trabalhos.  Essas críticas baseiam-se no conhecimento, com o qual concordamos plenamente, de que o vício e a mediunidade responsável são incompatíveis.
Por isso, a Umbanda é comumente associada a espíritos ainda muito apegados à matéria e/ou a médiuns despreparados e de precária estrutura moral. É claro que temos entidades que por estarem em um plano ainda próximo ao da terra guardam os vícios de uma encarnação recente, bem como médiuns que se utilizam das entidades para se embriagarem. Mas isso não é regra, não é porque uma entidade bebe e fuma que ela é um espírito inferior, o fumo e a bebida também fazem parte da caracterização da entidade e ajuda na comunicação entre a entidade e consulentes que associando, por exemplo, um preto-velho que fuma cachimbo ou um Exu que bebe marafo como legítimos e, portanto, dignos de confiança e respeito.Muita das vezes, mesmo pessoas cultas podem levantar dúvidas quanto à legitimidade da comunicação mediúnica quando ela não envolve o uso desses instrumentos de caracterização da entidade (nos quais se incluem, também, a mudança de voz ou de postura física do médium, embora esses elementos tenham suas devidas funções, como se explicará melhor em outra oportunidade).  Essa caracterização das entidades é fundamentada em processos culturais desenvolvidos desde os tempos antigos e presentes no surgimento da Umbanda e facilitam que o médium iniciante reconheça e assimile a personalidade da entidade, permitindo que a entidade se expresse sem maior influência da sua personalidade, já que o médium se torna mais flexível a uma realidade psíquica estranha à sua.
Dentro do conceito elemental, o fumo é uma defumação direcionada, que traz além do vegetal, os quatro elementos básicos (terra, água, ar e fogo) para trabalhos de magia prática. O Sopro por si só traz efeitos terapêuticos e espirituais muito valorosos e eficazes nos trabalhos de cura e limpeza, que somado ao poder das ervas é potencializado muitas vezes em resultados largamente vistos durante os trabalhos de Umbanda. Já o Álcool é do elemento água, provindo de um vegetal (a cana), que se sustenta na terra, altamente volátil no ar e considerado o "Fogo líquido", de fácil combustão. Tanto o Fumo quanto o Álcool são utilizados para desagregar energia negativa, queimar larvas e miasmas astrais, e no caso do Álcool para desinfetar e limpar no externo e no interno já que pode ser ingerido.
O fumo, Tabaco, o álcool são considerados um "Elemento de Poder", usados há milênios pelos povos indígenas, considerado sagrado com larga utilização em seus trabalhos de cura.Tudo que é sagrado traz o divino e as virtudes para nossas vidas, sempre que profanamos algo sagrado atraímos a dor e o vicio. Assim o mesmo tabaco e o álcool que cura em seu aspecto sagrado também vicia e traz a dor quando utilizado de forma profana.

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comentários
  1. MAXWEEL disse:

    Muito Boa esta Matéria, tem fundamento…Meus Parabéms …MaxOBS…15. Porque fazer firmeza para Exús e Pombas-gira? " Também.. Eles ágem na Lei do Equilibrio ( Eles tem o Domínio das Forças dos elementos da Natureza no Equilibrio)

  2. Norma disse:

    Muy interesante .Mucho e visto por mi camino de todos aprendido,sabes porque?Porque se aprende escuchando no solo con los oidos tambien con el corazon.Gracias por tu informacion .besos

  3. Eliane Mendes disse:

    Muito oportunas as perguntas, respostas, e suas colocações sobre a religião. Sou palestrante da Casa onde estou me desenvolvendo. e minha principal função é fazer com que as pessoas entendam e respeitem a Umbanda como uma religião, não como uma tábua de salvação quando nada mais deu certo, e também que saibam que fé e persistência são a real solução, pois realmente, todo mundo quer ir somente uma vez no terreiro e sair de lá com a vida resolvida… mas com paciência e o auxílio das Entidades, algumas coisas começam a mudar, embora lentamente… abs e muita luz!

  4. Elaine disse:

    Boa Tarde, gostei muito desta matéria tirei algumas dúvidas. obrigada.

  5. RITA disse:

    Boa noite,Jorge!Gostaria de pedir uma informação.Há muito tempo atrás,li um livro do WW DA MATTA que não recordo o nome onde se mostrava como obter os três orixás a partir de datas descritas. Vc conhece esse livro e pode me indicar?Agradeço,abraço fraterno!RITA

  6. Janaina disse:

    Adorei esta matéria! Muito clara e objetiva. Parabéns!Abraços a todos!

  7. LUCIANA disse:

    Olá gostaria de poder saber mais sobre esta religião maravilhosa que é umbanda,sou medium uns tres anos e sempre quero aprender mais. obrigada á todos axé sou da cidade de Americana sao paulo.

  8. LUCIANA disse:

    muito bem esclarecido!

  9. Gabriele disse:

    mto boa materia. explica mto bem e realmente como é.

  10. MARCIA disse:

    Eu amei essa materia,tirou minhas duvidas a respeito!PARABÉNS

  11. PRISCILA MARINHO disse:

    OLHA GOSTEI MUITO DESSE ESTUDO POIS ME AJUDOU MUITO

  12. marcos disse:

    gostei muito de tudo que estou lendo esta me ajudando muito

    • claudia disse:

      muito bom ,é um assunto bem complexo e e essa materia abrangiu muita coisa sobre a umbanda ,sobre o q é e o q não é umbanda

  13. Rita de Cassia Frederico Augusto disse:

    Parabens pela materia,gostei muito tirei muitas duvidas que tinha;bem esclarecedor

  14. claudio ramos miguel disse:

    sempre é muito bom quando nos deparamos com irmãos envolvidos nesse trabalho edificante que é desmistificar nossa amada UMBANDA. uma vez que somos muitas das vezes discrimenados. por pessoas que muito pouco sabe da lei de umbanda ou na verdade não sabem nada sobre ELA.
    Que OXALÁ abençoe sua vida e continue assim.

    • RICHARD disse:

      PARA COM ISSO SUA DOIDA!! ESSES TROÇOS DE OXALÁ! PARA COM ESSA PALHAÇADA!! VC DEVE SAIR DA UMBANDA!!

      • Dayelli Sousa disse:

        Vc fica na sua cada um tem a sua religiao entao vc n pode fala nada cuide da sua

  15. Assiro Lucas disse:

    Muito Bom. Pois ficou bem explicado

  16. RICHARD disse:

    CARAMBA!!! ESSE ´EO MELHOR SITE SOBRE ESSA QUESTÃO!! NUNCA VI UM SITE COM ALGO TÃO COMPLEXO!! PARABÊNS !!! QUE O MEU DEUS E JESUS CRISTO TE ABENÇOEM!!!

    • Viviane disse:

      Querido, uma dúvida qual tipo de pesquisa e interesse te motiva a buscar pela palavra “umbanda” ,ficou claro a mim quando você diz sobre “este site” e etc que voce tem curiosidade pelo assunto, seja qual for a tua motivação, reflita sobre teus comentários, e se realmente segue uma religião coisa qur eu duvido, siga as orientações do teu mestre, e se nao houver…siga as orientações de Jesus Cristo. Aja com amor e respeito ao próximo, assim como Ele nos ensinou e nos instrui a sermos.
      Deus o abençoe.

  17. emerson disse:

    legal………………..de pentendo pelo lado que se enxerga…..

  18. Renato Mendes disse:

    Renato Mendes em junho 20, 2012 às 4:15 pm disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.
    As vezes qdo a mãe de santo está com a entidade na terra eu corro mas ela me chama e manda eu colocar a entidade na terra pra fazer consulta. Mas, estou com muita dúvida se o que sinto vem mesmo das entidade. Pois já estou há dois anos já não era pra eu ficar inconsciente? Ou é hora de desistir disso? Quero ser um médium onde as pessoas realmente acredite no que tenho mas eu mesmo estou inseguro por não apagar totalmente. Sou de abaluaê com oxum porém fui raspado errado com odê com oxum vou consertar o santo mas estou com medo de dar errado de novo por causa dessa incerteza se tenho ou não santo. As entidade que vem são ubirajara, boiadeiro e malandro, joao caveira e tranca rua das almas , nunca apareceram que são os de frente. Tô muito confuso com isso.

    • Bom renato… desculpa pela demora em te responder… em relação a inconsciência mediúnica isso é raro hoje em dia… na grande maioria dos casos é assim como vc descreveu… vc vê, ouve, save o q está acontecendo… mas depois esquece tudo… qnt a questão de “raspar”, de entidade de frente não se manifestar vai da doutrina de cada terreiro…
      Masm se tem fé nas suas entidades, continue, persista, pois o trabalho encorporado vai estreitar os laços com seus Guias e mentores e vc vai ver o resultado com o tempo.

      Abç

  19. Renato Mendes disse:

    Pq ouço e vejo tudo mas depois não lembro de nada, me ajuda pq se eu não sentir até agora prefiro desistir do que ficar me enganando vc não acha? Gostaria q as entidade viesse com firmeza que apagasse como muitos dizem q não ver nada, muitos já fizeram consultas com as minha entidade e conseguiram resolver seus problemas. Eu aó não me sentir fingindo e nem me enganando se for assim prefiro sair. Pode me ajudar ?

  20. Karla Sant´Anna disse:

    Gostaria de saber se qdo um medium se inicia na Umbanda, precisa raspar a cabeça???

    • Karla… depende muito dos fundamentos da casa q este médium frequenta… a Umbanda é uma religião sincrética, ela tem suas bases de 5 culturas religiosas, a doa negros africanos, o Cristianismo, o Culta Nativo dos índios e o Espiritismo… dependendo a mistura e da quantidade desses ingredientes é q vai se formar os fundamentos de cada casa.. se ela segue mais elementos africanos pode sim considerar esse ritual necessário… mas q fique bem claro… na UMBANDA não se cobra NADA, nem dos consulentes nem dos médiuns… se estão cobrando NÃO É UMBANDA!!!!

  21. Emanuelle disse:

    Boa tarde,
    Quero da os parabéns!!! Não só por esta matéria e sim pelo site, pois tudo o que um Médium iniciante ou em desenvolvimento e até para leigos no assunto precisam saber se encontra aqui de forma simples e direta…

  22. Valdemir disse:

    Muito bom mesmo já frequento um terreiro a um ano, e tinha algumas duvidas e consegui aqui algumas respostas.

  23. MARCOS VINICOS disse:

    MEDIUM INCONCIENTE E RARO PORQUE A MAIORIA E CONCIENTE E MARMOTEIRO

  24. Karolina disse:

    Parabéns! Conseguiu responder muitas das minhas dúvidas, tenho um trabalho para apresentar na minha escola sobre a Umbanda e aqui consegui encontrar muitas respostas que provavelmente terei que dar aos meus colegas já que a maior parte da população critica sem saber…

  25. Paulo Mauricio disse:

    OLa , gostaria de saber se existe restrição quanto a se ter relações sexuais nos dias de desenvolvimento, obrigado.

    • Bom dia Paulo Maurício… isso depende muito dos preceitos da casa que esteja frequentando. Mas na maioria que conheço tem esta restrição sim, principalmente aos médiuns de trabalho de incorporação.

  26. David disse:

    As crianças da umbanda já sabem o que acontecera em nossas vidas ?

    Essas entidades podem de alguma forma modificar o nosso destino, mesmo contra a nossa vontade ?

    Devo seguir os conselhos passados por elas ?

    • Bom dia David… todas as entidades, pelo fato de estar desencarnada tem uma visão diferente da nossa e conseguem sim enxergar nosso passado e as vezes podem ver algo além. Em relação de modificar seu destino, isso é meio complexo, pois seu “futuro” depende das escolhas que faz hoje… então vendo por este lado um espírito, seja ele quem for, pode sim influenciar vc nessas decisões, mas aí ele se torna um “obsessor”. Todo conselho, deve sempre passar por uma análise pessoal, seguir ou não faz parte das suas escolhas, do que pretende no seu presente, visando seu futuro. Sugiro que busque fazer uma “Reforma Íntima”… aprenda a conhecer vc msm, e busque traçar suas metas e objetivos de vida… Deus lhe deu o “livre arbítrio” pra isso… então busque conhecimento e através dele e de suas experiencias de vida adquira sabedoria para discernir sobre os obstáculos que a vida lhe apresenta e sobre seguir ou não conselhos que lhe dão. Espero ter lhe ajudado. Que nosso pai Oxalá possa sempre iluminar seus caminhos!!! Axé.

  27. David disse:

    Muito obrigado pelo esclarecimento.

  28. Thyago Freitas disse:

    Muito Obrigado!

  29. Adriana Maria disse:

    Olá, gostaria de uma informação…tenho roupas de centro guardadas em casa, era cambono. Depois que meu marido faleceu, não frequentei mais, pois era longe e soube que fechou. Tb no momento não tenho interesse. Vc saberia me dizer o que posso fazer com as roupas e guias? Não quero desrespeitar ninguém e nenhuma entidade. Obrigada.

    • Cada terreiro tem seus rituais de descarregar esse tipo de material… sugiro q entre em contato com o dirigente da casa que frequentava e se oriente com ele sobre o caso. Mas vc pode queimar e descarregar as cinzas na cachoeira ou no mar.

  30. sonia Marinho disse:

    Adorei o que li,muito esclarecedor, agradeço pelo que estou aprendendo sobre a umbanda,que aprendi a amar.As respostas dadas pelo estudo da umbanda ,ajuda muito a quem faz as perguntas e esclarece as pessoas que leem,.
    Abraço com todo respeito.
    Sonia
    Rio de Janeiro

  31. Aline disse:

    Muito bom texto!! Sempre achei super interessante essa religião, gostaria de conhecer melhor. Há uns anos atrás morei com uma amiga, que ela e seus pais sao da Umbanda, e todas as vezes que eles iam pro terreiro, eu costumava ficar em casa sozinha, e sempre sentia muita dor nas pernas e costas, e sentia cheiro de palheiro. Na época, ela tinha me dito que talvez, as entidades quisessem que eu trabalhasse. Pode ser isso mesmo?!
    Aguardo resposta. Obrigada

    • pode ser muitas coisas Aline… o melhor é se está com esta “curiosidade” procurar um terreiro de sua confiança e conversar com uma entidade sobre o assunto… pode ser q só queria te indicar para ir ao Terreiro junto com eles!!! Essa questão de “Trabalhar” é muito complexa e não depende somente de vontade de entidades… tem muitos aspectos a serem avaliados por vc ou quem queira adentrar nesta seara…. é muita responsabilidade!!! Espero q encontre um Terreiro sério q possa lhe orientar!!! Abç.

  32. Viviane disse:

    Obrigada pelo estudo, muito esclarecedor, frequentei a vida toda um terreiro junto com a minha mae, quando completei 20 anos decidi escolher por mim mesma o que gostaria pra minha vida espiritual, decidi entao por me afastar mesmo sentindo vibrações desde os 13 anos , entao vivenciei muitas coisas, inclusive fui batizada nas aguas na igreja batista, mas dentro de mim soava uma voz e um desejo pelo sagrado(umbanda) e relutei durante 5 anos, após isso segui meu coração e fui ao Centro de Umbanda e as vibrações aumentaram como uma frequência incomum e juntamente com uma sensação de sede, paz e curiososidade, passei por um tratamento espiritual na linha dos caboclos e hoje me encontro na assistência, estudando diariamente em casa, lendo muito e buscando conhecimento e evolução…en todas as sessões incorpo, ja vieram Oxum, Boiadeiro, Nanã, Sereia, Pombo Gira, Exu e semana passada meu erê, as vibrações cada sessao mais intensa e prazerosa… nenhuka entidade falou, apenas a criança ficou com olhos abertos e confesso que fiquei meio assustada por ver tudo rsrs, escuto tudo e lembro de poucos momentos. Bom a questão é a seguinte, a entidade da casa caboclo cobra coral me deu um “prazo” até a festividade da beijada pra decidir se gostaria de fazer parte do corpo mediúnico da casa, poer roupa branca e etc, sinceramente nao vejo a hora porem tem algumad questoes na casa que eu nao concordo postura de alguns médiuns. algumas coisas que ouvi da zeladora, como eu poderia resolver, sera que busco outra casa? ou sera que posso fazer a diferença ali e seguir meu caminho independente das coisas que me incomodam? Por favor me ajude…
    A dirigente da casa sem jogar ou coisa parecida disse que sou filha de Oxum, mas desde 10 anos de idade sei que sou filha de iemanjá e em VARIOSSSS lugares Iemanja respondeu no jogo confirmando. Isso eé. um fator que me incomoda bastante,

    • Bom dia Viviane… seja bem vinda ao nosso blog espero que possa te ajudar esclarecendo um pouco sobre nossa querida Umbanda.
      Bom sobre seus questionamentos é muito complicado dar uma opinião o que posso te dizer é que deve seguir sempre seu coração. “Problemas” todas as casas terão, independente de religião, prq ali se encontra a intervenção do Ser Humano que é falho em sua natureza.
      Converse abertamente com a dirigente ou com o mentor espiritual da casa sobre suas dúvidas e expectativas, após faça uma análise e siga seu coração, aprenda a ouvir e seguir suas intuições.

      Grande abraço.

  33. Lucilene disse:

    Esclaresi as minhas duvidas que tinha sobre a religião de umbanda

  34. kelly disse:

    comvido vc a ir a igreja evangelica e pedir para deus cobrir vc com o sangue dele porque a umbanda nao e di deus esta escrito na biblia que nao erdara o reino deus os macumbeiro e etc…

  35. Henrique disse:

    Olá, boa tarde!
    Gostei muito das explicações e tenho muita vontade de conhecer a Umbanda.
    Inicialmente quero conhecer.
    Frequentei algum tempo a Casa dos irmãos Samaritanos (CISA), um hospital espiritual.
    Infelizmente não era assíduo…
    Gostaria de orientações, sentir medo ou receio é comum?

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